Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE OLIVEIRA DA SILVA



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ALINE OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 11/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Banca virtual (Google Meet)
TÍTULO:

DA TEOLOGIA DA ENXADA AO MST:  AS EXPERIÊNCIAS DE REFORMA AGRÁRIA NOS ASSENTAMENTOS PEBA E LAMEIRÃO, DELMIRO GOUVEIA, ALAGOAS, SERTÃO DO SÃO FRANCISCO, 1982-1989.


RESUMO:

As experiências dos conflitos agrários no Sertão de Alagoas, no município de Delmiro Gouveia, revelam as estratégias dos(as) trabalhadores(as) rurais sem terra em defesa da reforma agrária. Nesse sentido, essa dissertação tem como objetivo compreender o fazer-se político e social que contribuiu na constituição da identidade de classe dos(as) trabalhadores(as) rurais, na organização social e na tessitura das experiências de reforma agrária que, posteriormente, desencadearam na formação dos Assentamentos Peba e Lameirão, no período de 1982 a 1989. O recorte temporal inicia em 1982 por conta da participação dos trabalhadores rurais no Seminário Rural da Paraíba, baseado nos princípios da Teologia da Libertação e da Teologia da Enxada e se encerra em 1989 com a constituição dos referidos assentamentos, após um processo de conflitos, ocupação, reocupação e de outras mobilizações tecidas pelos(as) trabalhadores(as) sem terra em Delmiro Gouveia, Alagoas, Sertão do Baixo do Rio São Francisco. A partir da delimitação espacial e temporal deste tema/objeto de estudo – por meio da análise das fontes escritas, como os jornais que anunciaram e denunciaram os conflitos e as ações desenvolvidas pelos(as) trabalhadores(as), das fontes orais, dos registros fotográficos e da bibliografia disponível sobre o tema –, esta pesquisa descortina os antecedentes históricos, sociais e culturais que contribuíram na formação política e pedagógica destes trabalhadores(as). Dentre elas: a postura da Igreja Católica, após o Concílio Vaticano II, através da Pastoral Rural, CEBs, Forania e do Seminário Rural da Paraíba que estimularam uma visão crítica, emancipatória e libertária dos(as) trabalhadores(as) rurais, os aproximando do novo sindicalismo e da reorganização do Sindicato dos Trabalhadores/Trabalhadoras Rurais do município de Inhapi, da criação e organização da direção estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Alagoas. Neste estudo, a análise desse contexto, experiências, movimentos e estratégias contribuí para ampliar a compreensão de como os referidos trabalhadores teceram no seu fazer-se social posturas em favor da reforma agrária e de resistências a tradições políticas e econômicas historicamente estabelecidos na região. Experiências que resultaram na criação dos assentamentos Peba e Lameirão, em, Delmiro Gouveia, Alagoas, na região do  Sertão do Baixo São Francisco.


PALAVRAS-CHAVE:

Reforma agrária, assentamento, Sertão do São Francisco, Peba e Lameirão


PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1332385 - JOSE VIEIRA DA CRUZ
Interno(a) - 1999735 - PEDRO LIMA VASCONCELLOS
Externo(a) ao Programa - 2479759 - CICERO FERREIRA DE ALBUQUERQUE
Externo(a) à Instituição - ANTÔNIO FERNANDO DE ARAÚJO SÁ - UFS
Externo(a) à Instituição - LINA MARIA BRANDAO DE ARAS - UFBA
Notícia cadastrada em: 06/11/2020 17:58
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 02/05/2024 20:54