Banca de DEFESA: JOEDSA WANESSA OLIVEIRA DE LIMA CORDEIRO



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JOEDSA WANESSA OLIVEIRA DE LIMA CORDEIRO
DATA: 30/11/2020
HORA: 09:00
LOCAL: UFAL/A. C. SIMÕES/ICHCA
TÍTULO:

HELIÔNIA CERES E O DEBATE SOBRE MULHER E GÊNERO

NA SUA PRODUÇÃO JORNALÍSTICA, FICCIONAL E MILITÂNCIA


RESUMO:

O presente escrito se trata de uma análise historiográfica de um recorte da produção jornalística e artística da intelectual alagoana Heliônia Ceres. O estudo tem como finalidade refletir sobre a questão de gênero posta nessa produção, que é observada nas publicações da autora. O estudo parte do exame de uma cisão realizada por mim, das fontes encontradas em seu fundo pessoal, que datam de um período de três décadas. Para a perquirição deste objeto foi necessária uma consideração metodológica sobre esse recorte das fontes, onde o objetivo principal foi examinar dentro de um tempo histórico as publicações dos cadernos da página Gazeta Feminina, que são fontes de natureza jornalísticas. Para a parte literária, as fontes são seus livros de contos, que aqui serão distanciados da de um discurso fantástico que consagrou sua obra. O intento foi transformar as fontes em mediadoras para entendermos algumas realidades sociais que podem ser apreendidas através de uma realidade figurada de seus textos/contos que podem ser considerados dentro do momento histórico. A realização da análise dessas fontes parte do debate de Antônio Gramsci sobre os intelectuais e suas funções sociais, e percorre os caminhos da crítica literária marxista, que traz os elementos para uma análise dentro do âmbito da formação cultural da autora. As gazetas disponíveis para a pesquisa datam de maio de 1953 á setembro de 1955. Os contos escolhidos para a análise foram “Santinho”, “A tragédia” e “Meu amor estrangeiro”, que foram separados de sua obra literária, com o foco de perceber sobre como foram tratados os debates sobre gênero em Alagoas, que contemplam um entendimento sobre a evolução de sua criação literária para o âmbito sócio histórico. Nos contos percebi um finalismo, que desmonta todo o seu aspecto místico, no que diz respeito com uma preocupação maior com posição social das mulheres, referência sendo o conto que deu origem a essa dissertação, que foi “Rosália das visões” de 1984, duas vezes publicado e dando nome a uma das obras. Essa imersão social na história das mulheres pode ser observada através de um exame temporal de sua experiência histórica interceptada com a produção literária da autora, que culminou na ficção “descomprometida”, mas que também reflete como eram postos os outros gêneros, ainda dentro de uma temporalidade que precisa ser levada em conta, para que se perceba a luta pela emancipação humana que ocorre nos dias atuais. A hipótese principal, aqui, é a de mostrar essa evolução fora da construção de uma mídia impressa, a parte da literatura em que ela expressa em seu processo de reflexo estético, uma consciência, que evoluiu temporalmente, dentro de seu projeto autoral, sobre as situações e realidades desumanas e corriqueiras de uma sociedade construída dentro de um patriarcalismo capitalista tardio, onde as relações humanas e sociais estão dentro do escopo de manutenção do capital e de opressão de gênero.


PALAVRAS-CHAVE:

Intelectuais

Gramsci

Gênero

Heliônia Ceres


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1336123 - OSVALDO BATISTA ACIOLY MACIEL
Interno(a) - 1820724 - ANA PAULA PALAMARTCHUK
Externo(a) ao Programa - 1293059 - ANA CLARA MAGALHAES DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 23/11/2020 10:18
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 02/05/2024 15:55