A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO ALTO SERTÃO ALAGOANO: AS EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS E O DILEMA ENTRE TEORIA E PRÁTICA (2013 – 2021)
Formação de Professores; Ensino de História; Experiências
Estéticas; UFAL; Campus do Sertão.
A presente dissertação tem por objetivo analisar o processo de formação de professores
de História no curso de licenciatura em História da UFAL – Campus Sertão que ocorreu
entre os anos de 2013 e 2021. Com esse propósito, contemplamos inicialmente a
necessidade de se pensar uma formação de professores a partir de reflexões que
articulem teoria apresentada durante o curso de formação inicial de professores e a
prática docente; assim como a ética e estética na prática pedagógica de nível superior
para formar professores em consonância com as necessidades contemporâneas, a
importância de uma formação que pense as novas práticas pedagógicas para um ensino
de História. Para pensar o ensino de História e suas configurações tomamos como
referencial teórico Fonseca (2011), Bittencourt (2011), Santos (2014) e Monteiro
(2013). Utilizamos Tardif (2009; 2011) para discutimos os saberes docentes. Hermann
(2005) e Pignatelli (2011) nos ajudam a pensar o conceito de estética, Benjamin (1984)
e Larrosa (2015) fornece-nos o conceito de experiência. Rüsen (2006) e Schmidt (2016)
colaboram com a discussão sobre educação histórica. Este trabalho toma como uso as
experiências estéticas desenvolvidas nas turmas de História Antiga, História Medieval,
História da África, Técnicas de Pesquisa Histórica e Estágio Supervisionado no recorte
temporal supracitado. Para tanto, utilizamos diferentes fontes: documentos legislativos
(LDB, PCN, BNCC); As ementas das disciplinas analisadas e citadas acima; o Projeto
Político Pedagógico do Curso de História (PPC) (2009); o Projeto REUNI da UFAL
(2007); fotografias e diários escritos pelos licenciandos durante as experiências
formativas e entrevistas realizadas com professores de História atuantes e que
participaram da formação inicial na UFAL - Campus do Sertão, da qual analisamos a
diferença entre a teoria vista na graduação e a prática docente. Para dar conta dos
objetivos da pesquisa valemo-nos da análise de discurso na perspectiva de Eni Orlandi
(2001).