Banca de QUALIFICAÇÃO: BRENA SIRELLE LIRA DE PAULA

DISCENTE : BRENA SIRELLE LIRA DE PAULA
DATA : 31/01/2023
LOCAL: Universidade Federal de Alagoas

A linguagem cinematográfica no desenvolvimento da Consciência Histórica: análise da aprendizagem histórica dos (as) estudantes

Consciência Histórica; Linguagem Cinematográfica; Ensino de História; Vida Prática; Aprendizagem Histórica.

Essa pesquisa tem como objeto a linguagem cinematográfica como um meio de aprendizagem nas aulas de História, tendo em vista as possibilidades da formação da consciência histórica. Desse modo, o objetivo principal é investigar criticamente a complexidade da linguagem cinematográfica no ensino e na aprendizagem da História, sem perder de vista a formação da consciência histórica, a partir de práticas em aulas de História e da vida prática dos estudantes. A proposta dessa pesquisa parte da ideia que a linguagem cinematográfica é uma ferramenta didática eficiente no ensino de História, uma vez que tem uma função prática esse instrumento contribui para a compreensão e intepretação do passado, além disso é uma linguagem interessante e que está presente na vida prática dos estudantes. Assim, os filmes se tornam uma forma de acesso ao conhecimento histórico. O percurso metodológico é iniciado com um estudo bibliográfico e exploratório, para isso, foram utilizadas algumas obras acadêmicas que abordam a teoria ruseniana e a relação entre a cinema e a História em uma perspectiva voltada para o ensino de História. Para tanto, alguns conceitos importantes para a pesquisa precisam ser apresentados, tais como, aprendizagem histórica, consciência histórica, cultura histórica, linguagem cinematográfica e Cinema-História. Visando analisar e compreender os impactos dos filmes nas aulas de História, foi aplicado um questionário para professores de História. Esse questionário é composto por perguntas abertas e outras de múltipla escolha, todas relacionadas ao uso de filmes na sala de aula. Foram utilizados como base teórica as reflexões de Jörn Rüsen (1992; 2000; 2001; 2012), Schmidt (2004; 2012), Ferro (1992), Nóvoa (1995), Souza (2014), Cerri (2010; 2001), Napolitano (2003), Bittencourt (2009), entre outros pesquisadores. É também evidenciado as possiblidades que a linguagem cinematográfica permite para o desenvolvimento da consciência histórica em estudantes. Por fim, para o entendimento da prática e investigar a aprendizagem história será executada uma “Aula Histórica”, tendo como principal recurso pedagógico a linguagem cinematográfica. Nesse caso, essa pesquisa-ação conta com a participação de estudantes dos anos finais do Ensino fundamentais do município de Maceió, no estado de Alagoas.

Interno(a) - 1295765 - ANDERSON DA SILVA ALMEIDA
Interno(a) - 2346597 - LIDIA BAUMGARTEN
Externo(a) à Instituição - EDER CRISTIANO DE SOUZA - UNILA
Notícia cadastrada em: 17/01/2023 17:40