O LUGAR DAS DISCUSSÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA: ESTUDO DE CASO SOBRE O MUNICÍPIO DE SENADOR RUI PALMEIRA (1997-2020)
Gênero. Sexualidade. Ensino de História.
O presente trabalho tem como objetivo analisar as abordagens das temáticas de gênero e sexualidade como objetos de ensino ou tema transversal no âmbito do ensino fundamental e tem com corpus documental: pareceres, orientações pedagógicas, resoluções e diretrizes produzidas para a regulamentação e estruturação dos cursos de formação inicial de professores (as)e dos programas curriculares para o ensino de História nos anos finais do ensino fundamental, tendo como objeto particular de interpretação as propostas e metas dos Planos Nacionais da Educação (2001-2010 e 2014-2024); dos Planos Estaduais da Educação do Estado de Alagoas (2006-2015 e 2016-2026); do Plano Municipal da Educação do Município de Senador Rui Palmeira (2015-2025) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). No desenvolvimento do estudo, os procedimentos e instrumentos conceituais da Análise do Conteúdo (Bardin, 2016) são utilizados como suporte teórico-metodológico para interpretação e análise dos documentos e entrevistas e identificação das temáticas gênero e sexualidade na formulação do currículo oficial e no exercício do trabalho docente no ensino da História, nos anos iniciais do ensino fundamental.