Banca de DEFESA: JOSE GUIDO DANTAS LESSA DA SILVA

DISCENTE : JOSE GUIDO DANTAS LESSA DA SILVA
DATA : 17/05/2023
LOCAL: Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte

A Banda de Música da Polícia Militar de Alagoas: trajetórias, memórias e história em tempos de Ditadura (1963-1972)

Banda de Música; Polícia Militar; Memórias; Trajetórias

O estado de Alagoas tem uma tradição de bandas de música que remonta desde o século XIX. Esta dissertação estuda a Banda de Música da Polícia Militar de Alagoas com o objetivo de mostrar, que através do ingresso na Banda, os músicos, que em sua maioria migravam do interior do estado de Alagoas para a capital Maceió, tiveram a oportunidade de ascender socialmente. Justificamos esta pesquisa pela necessidade de sabermos os fatores que contribuíram para que a Banda de Música da Polícia Militar de Alagoas abrigasse, em seu corpo efetivo, um grande percentual de músicos originários do interior do estado de Alagoas. Em um primeiro momento, aborda a história dessa agremiação, para em seguida falar sobre a sua consolidação, através de eventos musicais e políticos dentro de um recorte temporal que vai de 1963 a 1965. Consultamos diversas fontes como documentos iconográficos, entrevistas, legislação administrativa e registros oficiais. Em um segundo momento, investiga o movimento migratório do músico dentro do estado de Alagoas e o ingresso na Banda de Música da Polícia Militar de Alagoas, através do levantamento biográfico de três ex componentes, levando em consideração os motivos pelos quais decidiram migrar para a capital alagoana e o contexto social e político na época de suas migrações. Ao passo em que a Banda se firmou no cenário musical, contribuiu, através da ação de seus componentes, para a disseminação cultural no estado, como a formação de novas agremiações e o ensino, que resultou numa ação social relevante para a sociedade. Por fim, investigará as comemorações do Sesquicentenário da Independência em 1972 em Alagoas. Como se deu a sua organização e a participação da Banda de Música, neste que foi o momento de ápice para Ditadura Civil-Militar no Brasil.

Presidente - 1295765 - ANDERSON DA SILVA ALMEIDA
Interno(a) - 1138290 - DANILO LUIZ MARQUES
Externo(a) ao Programa - 1298105 - MARCOS DOS SANTOS MOREIRA
Externo(a) ao Programa - 4367789 - NILTON DA SILVA SOUZA