Banca de DEFESA: ERICA MALI ROSAS SILVA

DISCENTE : ERICA MALI ROSAS SILVA
DATA : 27/09/2023
LOCAL: ICHCA ambiente remoto

SEQUESTRO DA DOCÊNCIA: PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E IMPLICAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES/MONITORES, 1996 A 2021

Precarização do trabalho docente. Contrato temporário. Trabalho docente. Monitores.

A pesquisa em tela versa sobre o tema da precarização do trabalho docente. Historiciza a política educacional, que nasce em um contexto de mudanças implementadas na educação de base neoliberal a partir da ótica da historiografia do trabalho. Tem como foco a experiência alagoana uma vez que a rede estadual de ensino ao longo de mais de vinte anos convive com o regime de contratação temporária que gera jornadas altas e instabilidades salariais, de muitos professores chamados de monitores. O recorte temporal é de 1996 a 2021 e os sujeitos prioritários da pesquisa são os professores em regime de contrato temporário que atuam em escolas da rede regular de ensino de Alagoas, buscando compreender este universo de atuação dos professores que integram o currículo básico da educação alagoana. Como problemática central da pesquisa temos a seguinte indagação: de que forma a configuração da precarização do trabalho docente tem implicações na prática político-pedagógica dos professores/monitores nas escolas públicas da rede regular de ensino de Alagoas? O corpo bibliográfico dialoga dentre outros com os estudos de Antunes (2009; 2017) sobre sociologia do trabalho, nova morfologia do trabalho, trabalho e centralidade, classe trabalhadora; Lessa (2011), quando discute Capital e Estado, bem-estar social e trabalho; Mészáros (2002; 2008), crise estrutural do capital, educação e capital; Tardif (2003; 2014) e sua abordagem sobre os saberes docentes e trabalho docente. A pesquisa tem como fontes primárias documentos oficiais escritos como os editais de seleção de professores contratados como também leis que regem esses contratos e entrevistas a professores/monitores. A Constituição de 1988, a LDB de 1996, o Estatuto do Magistério e Regime Jurídico Único de Alagoas, serviram para realizar uma análise entre os dispositivos colocados nos editais para os professores e o que dizem a legislação vigente, percebendo assim a possível ausência de garantia de direitos para os professores em regime de contrato. A pesquisa é relevante para a educação do nosso estado, pois contribui para o desvelamento de como se dá a situação dos contratos temporários e suas possibilidades na atuação dos professores que compõem o quadro de educadores da rede estadual, levando-nos a refletir sobre as condições de trabalho aos quais são submetidos ao longo dos anos.

Presidente - 2089023 - ANTONIO ALVES BEZERRA
Interno(a) - 2346597 - LIDIA BAUMGARTEN
Externo(a) ao Programa - 1032617 - JAILTON DE SOUZA LIRA - UFALExterno(a) à Instituição - JOÃO DO PRADO FERRAZ DE CARVALHO - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 13/09/2023 14:48