PROFMAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: PABLO HENRIQUE DOS SANTOS SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: PABLO HENRIQUE DOS SANTOS SOUZA
DATA: 25/11/2020
LOCAL: Webconferência

GAMIFICAÇÃO VOLTADA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: A BUSCA DO PERGAMINHO PERDIDO DE EUCLIDES

Este trabalho tem por objetivo construir uma gamificação voltada para o ensino de geometria plana, que promova um ensino participativo. Apresenta a definição e principais conceitos de gamificação, identifica alguns elementos da gamificação e destaca sua importância em sala de aula. A gamificação foi elaborada a partir do material indicado pela OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), para alunos das turmas de 8º ano do ensino fundamental de uma escola públicadeMaceióAL.Aelaboraçãodesseprodutofoirealizadaduranteapandemia doCOVID-19,quandonasescolasasaulasforamsuspensasedepoisretornaramde forma remota. Ele foi elaborado em Google formulário, dividido em 9 obstáculos, no qual o enredo da gamificação é buscar um pergaminho perdido dos estudos de Euclides. O trabalho encontra-se fundamentado em Carvalho (2007), Dutenhefner e Cadar (2017), Fadel et al (2014), Leal (2019), Vianna (2013) e na Base Nacional ComumCurricularBNCC(2018).Apartirdaconstruçãodoprodutoeaplicaçãodele, foi possível perceber algumas dificuldades, desafios e também possibilidades de melhoria. Verificamos que os alunos apresentaram algumas dificuldades de realizar os desafios no início, mas depois conseguiram solucioná-los. Foi notável a evolução de alguns alunos que não se mostravam tão hábeis em matemática nos primeiros encontros e que durante este processo degamificação se motivaram na resolução dos problemas matemáticos. Os alunos puderam criar suas fichas individuais, receberam medalhas por desafios respondidos e aulas assistidas e tentamos aguçar o sentido de explorar o material utilizado para uma aprendizagemparticipativa.

PALAVRAS-CHAVE:

Gamificação. Ensino participativo. Geometria plana

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Presidente - 1181065 - AMAURI DA SILVA BARROS
Interno(a) - 2776343 - VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
Notícia cadastrada em: 23/11/2020 09:22
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 28/03/2024 18:50