PROFMAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: PABLO HENRIQUE DOS SANTOS SOUZA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: PABLO HENRIQUE DOS SANTOS SOUZA
DATA: 09/12/2020
LOCAL: Webconferência

GAMIFICAÇÃO VOLTADA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: A BUSCA DO PERGAMINHO PERDIDO DE EUCLIDES

Este trabalho tem por objetivo construir uma gamificação voltada para o ensino de geometria plana, que promova um ensino participativo. Apresenta a definição e principais conceitos de gamificação, identifica alguns elementos da gamificação e destaca sua importância em sala de aula. A gamificação foi elaborada a partir do material indicado pela OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), para alunos das turmas de 8º ano do ensino fundamental de uma escola públicadeMaceióAL.Aelaboração desse produto foi realizada durante a pandemia do COVID-19,quando nas escolas as aulas foram suspensas e depois retornaram de forma remota. Ele foi elaborado em Google formulário, dividido em 9 obstáculos, no qual o enredo da gamificação é buscar um pergaminho perdido dos estudos de Euclides. O trabalho encontra-se fundamentado em Carvalho (2007), Dutenhefner e Cadar (2017), Fadel et al (2014), Leal (2019), Vianna (2013) e na Base Nacional Comum CurricularBNCC(2018). A partir da construção do produto e aplicação dele, foi possível perceber algumas dificuldades, desafios e também possibilidades de melhoria. Verificamos que os alunos apresentaram algumas dificuldades de realizar os desafios no início, mas depois conseguiram solucioná-los. Foi notável a evolução de alguns alunos que não se mostravam tão hábeis em matemática nos primeiros encontros e que durante este processo de gamificação se motivaram na resolução dos problemas matemáticos. Os alunos puderam criar suas fichas individuais, receberam medalhas por desafios respondidos e aulas assistidas e tentamos aguçar o sentido de explorar o material utilizado para uma aprendizagem participativa.

PALAVRAS-CHAVE:

Gamificação. Ensino participativo. Geometria plana

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Presidente - 1181065 - AMAURI DA SILVA BARROS
Externo(a) à Instituição - VICENTE FRANCISCO DE SOUSA NETO - UNICAP
Interno(a) - 2776343 - VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
Notícia cadastrada em: 07/12/2020 09:41
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 23/04/2024 19:54