PROFMAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: HELDER JUNIO BATISTA COSTA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: HELDER JUNIO BATISTA COSTA
DATA: 02/02/2021
LOCAL: Webconferência

Transformações de Möebius: Uma Proposta de Ensino Lúdico para Alunos do Ensino Médio

O trabalho aqui apresentado tem como objetivo apresentar uma abordagem para o estudo dos números complexos, introduzindo o conceito das Transformações de Möbius para os alunos do Ensino Médio, através de atividades lúdicas. Nele, é apresentada a evolução histórica dos números complexos, sua estrutura algébrica e a representação no plano cartesiano, para posteriormente inserir o estudo de funções envolvendo os números complexos, de forma a complementar significativamente o estudo de tal conteúdo. A dissertação é justificada pelo fato de muitos alunos possuírem dificuldades com as manipulações algébricas dos números complexos, bem como o comportamento de suas operações no plano cartesiano. Almejando um caráter qualitativo, foi escolhida a metodologia lúdica como ferramenta primordial para facilitar os estudos das Transformações de Möbius. Utilizamos ainda fundamentos de alguns teóricos pedagógicos, historiadores e estudiosos da Matemática, de forma a relacionar o desenvolvimento cognitivo do estudante, contribuindo na sua formação social e, possivelmente, despertar o interesse pela disciplina.

PALAVRAS-CHAVE:

Transformações de Möbius. Ensino Lúdico da Matemática. Números complexos.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Presidente - 2720885 - GREGÓRIO MANOEL DA SILVA NETO
Externo(a) à Instituição - JOSÉ DILSON BESERRA CAVALCANTI - UFPE