PROFMAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADELSON RICARDO DA SILVA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ADELSON RICARDO DA SILVA JUNIOR
DATA: 05/02/2021
LOCAL: Webconferência

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I E II

O presente trabalho tem a finalidade de realizar uma análise sobre a importância da Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. No decorrer deste estudo surgiram estratégias e caminhos no qual os educadores na área de Matemática podem se apropriar para conhecer e melhorarem suas visões a cerca do tema, como também, tomar conhecimento do quanto é importante valorizar o processo de resolução de problemas. Na pesquisa realizada, também foram descritos outros fatores importantes no processo de conhecimento e apropriação do estudo pelos grandes estudiosos do tema, como George Polya (1995) e Dante (2010), que enfatizam o processo de ensino-aprendizagem já que o ser humano é desafiado a resolver problemas constantemente em sua vida. Esses fatos podem influenciar tanto os professores de matemática quanto os seus alunos. Apresentamos um breve perfil dos professores que atuam no Ensino Fundamental apontando a necessidade de formaçõescontinuada na Área de Matemática, principalmente para os profissionais que atuam nos anos iniciais. Mostramos conceitos, tipos, objetivos e sugestões de como o professor pode utilizar a resolução de problemas em sala de aula. E, expomos também como estudantes dos anos iniciais começam a ter a percepção de um problema matemático.Por fim, sugerimos um Produto Educacionalatravés de uma formação continuada, no intuito de auxiliar e enriquecer os métodos utilizados por professores em suas práticas no cotidiano escolar.

PALAVRAS-CHAVE:

Resolução de problemas, Ensino da Matemática, Formação Continuada.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Interno(a) - 1543805 - ANDRE LUIZ FLORES
Presidente - 2647632 - ISNALDO ISAAC BARBOSA