PROFMAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO JORGE DA COSTA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAIMUNDO JORGE DA COSTA JUNIOR
DATA : 12/03/2021
LOCAL: Webconferência

USO DO PBL NO ENSINO DE GEOMETRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Aprendizagem Baseada em Problemas. ABP. PBL. Metodologias ativas. Ensino de geometria. Ensino fundamental. Educação de jovens e adultos.

A pesquisa apresenta um estudo sobre o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas na disciplina de matemática e mais especificamente, em aulas de Geometria entre alunos do ensino fundamental, tanto na modalidade regular quanto na educação de jovens e adultos, a partir da observação da pequena identificação dos alunos de forma geral com a disciplina de matemática nessa etapa de sua formação. Para tanto foi realizada uma fundamentação histórica e filosófica que sustentam seu uso em diversas áreas profissionais e de acerca de sua aplicação na área da matemática. Para alicerçar a formatação de uma proposta pedagógica para cada uma das modalidades de ensino citadas, foi realizada uma análise e avaliação dos documentos que regem a educação brasileira, dos livros didáticos atualmente adotados e das ementas das disciplinas relacionadas em cursos de licenciatura em matemática, bem como uma comparação entre eles. O trabalho culmina com a apresentação das sequências pedagógicas, sendo apresentadas em três etapas, numa primeira de forma explicativa da utilização da metodologia de forma geral e nas duas etapas seguintes com propostas concretas, específicas e detalhadas, sendo uma para alunos do sétimo ano do ensino fundamental, modalidade regular e a outra para alunos da educação de jovens e adultos, no primeiro ciclo.

Presidente - 2647632 - ISNALDO ISAAC BARBOSA
Interno - 1196476 - VANIO FRAGOSO DE MELO
Notícia cadastrada em: 11/03/2021 14:42
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 29/03/2024 06:02