UMA PROPOSTA DE ITINERÁRIO FORMATIVO: “A GEOMETRIA E CARTOGRAFIA DA TERRA"
Proposta,Itinerário Formativo,Geometria Esférica, Cartografia
O presente trabalho tem por objetivo dar um suporte aosprofessores e a escola nessa nova estruturação do Novo Ensino Médio, apresentando uma proposta de itinerário formativoque une duas áreas do conhecimento da BNCC: a Matemática e a Ciências Humanas. Além dedirecionar o docenteem conhecimentos além de suaárea. A priori, buscamos expor uma síntese de como essa reforma irá reestruturaro ensino.Logo emseguida, apresentamos sugestões e dicas complementares, a fim de direcionar o professor em suasmetodologiase práticas. E, finalmente, propomos o itinerário “A Geometria e Cartografia do planeta Terra”que explora noções de geometria esférica como também de cartografia. Aborda temas atuais como o debate da terra ser ou não plana. Contémquestões do ENEM e experimentos práticos. Estematerial servirá como uma base,sendo totalmente possívelsua redução ou ampliação conforme a necessidade.