Lógica, Teorias Axiomáticas e Métodos de Demonstração na Educação Básica
Lógica -Teorias Axiomáticas-Conjuntos -Demonstrações -Ensino Básico
Este trabalhoapresentauma introdução à Lógica utilizada no desenvolvimento dasTeoriasAxiomáticasassociadas ao Currículo deMatemáticada Educação Básicasegundo a Base Nacional Comum Curricular.É dadaênfase a discussão arespeito dos Métodos de Demonstraçãomais utilizados para a justificativa dosprincipais resultados matemáticos apresentadosneste nível.Destaca, entre outros,osMétodosde DemonstraçãoporProva Direta,Redução ao Absurdo eIndução Matemáticasendo que, diferentemente de grande parte daliteratura, apresentatoda a relação desses métodos com a Lógica seus princípios, operações e regras de inferência pré-requisitos fundamentais para a justificativa do uso dos mesmos. Em particular, faz uma discussão mais abrangente do Método de Indução Matemática associando-o tanto ao Princípio ou Axiomade Induçãoquanto ao Teoremade Indução,demonstrando-oe apresentandosuasdiversas aplicações sejanadefinição rigorosade objetos matemáticos ou como poderoso instrumento para demonstrar os mais variados resultados envolvendo números naturaisna educação básica. Além disso, trazexemplos de Teorias Axiomáticas desenvolvidas neste nívele enunciadiversos Teoremas fazendo suas respectivas demonstrações utilizando um ou mais dos métodos de demonstração apresentadosincluindo a demonstração na notação padrão de argumento explicitando assim sua relação direta com a lógica e suaálgebra. O trabalho pode ser utilizado como um material de consulta para odocenteda educação básica ou graduando de Curso de Licenciatura em Matemática que deseje aprofundar-se no que diz respeito asTécnicas de DemonstraçãodeTeoremase toda Lógica por trás desse processo.