PROFMAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ADRIANA FREIRE DA SILVA LÓS

DISCENTE : ADRIANA FREIRE DA SILVA LÓS
DATA : 18/06/2021
LOCAL: Webconferência

A VISUALIZAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: dos percursos teóricos à resolução de problemas do ENEM

visualização matemática, resolução de problemas, ENEM

No estágio atual do ensino no Brasil, a configuração do currículo escolar, as metodologias empregadas, os princípios norteadores das práticas educativas do Ensino Médio, são campos constantes de debates intensos, com o objetivo de que a escola possa desempenhar de forma consistente e adequada o seu papel social e de cidadania. Nesse cenário, o ensino e aprendizagem de Matemática, principalmente, no que se refere ao currículo e metodologias de ensino, rotineiramente é motivo de estudos einvestigações, tendo em vista a problemática que insistentemente assola os processos de aprender e ensinar dessa ciência, qual seja: ensino de matemática engessado numa prática algebrizada. Essa preocupação aparente pode ser comprovada a partir dos diversos eventos que englobam o ensino e aprendizagem de Matemática como tema de estudo, livros que tratam da temática, publicações variadas e as recomendações dos documentos normativos do pais, tais como Parâmetros Curriculares Nacionais PCN, PCN+, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN,e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Nesse cenário, a visualização matemáticaconstitui-se como meio de desenvolver nos sujeitos habilidades relevantes, não só para o entendimento amplo e significativo dos conhecimentos matemáticos, mas paraa vida em sociedade.Nessa conjuntura, esse trabalho se propõe a compreender como está se dando o ensino e aprendizagem de matemática,por meio da visualizaçãomatemáticaatrelada a resolução de problemas,no país. Assim, surgiu a intensão de analisar as seleções do ENEM tendo como foco os problemas com maior percentagem de erro e que demonstramcarecer da visualização para resolução. A resolução de problemas se constitui, nesse universo, como método a ser seguido para auxiliar no processo de resolução.Ainda, à medida que resolvemos os problemas selecionados, disponibilizamos um material que pode ser útil a quem tiver interesse, principalmente ao professor da Educação Básica, como meio de auxílio e estímulo para o uso da visualização em sala de aula.

Interna - 062.587.814-03 - ADINA ROCHA DOS SANTOS - UFAL
Externo à Instituição - FÁBIO JOSÉ BERTOLOTO
Presidente - 1582470 - RINALDO VIEIRA DA SILVA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 12/05/2021 12:31