Banca de QUALIFICAÇÃO: AMYLLY SANUELLY DA PAZ MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMYLLY SANUELLY DA PAZ MARTINS
DATA : 18/08/2022
LOCAL: google meet

EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DO EXTRATO DE CÚRCUMA LONGA E PIPERINA SOBRE OS BIOMARCADORES INFLAMATÓRIOS, ESTRESSE OXIDATIVO E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE EM PACIENTES COM DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL ATENDIDOS EM UM HOSPITAL ESCOLA

Doença de Crohn; Colite ulcerativa; Curcumina; Curcuma longa; piperina; pimenta preta; antioxidantes.

As doenças inflamatórias intestinais (DII), representadas principalmente pela Doença de Crohn (DC) e Colite Ulcerativa (CU), além do componente genético, têm na alteração da resposta imune e no estresse oxidativo, possíveis agentes etiológicos. Diante da limitação e efeitos colaterais relacionados à terapia farmacológica tradicional, a investigação de terapias antioxidantes complementares tem sido alvo de diversas pesquisas.  Dentre essas alternativas, destaca-se o uso da cúrcuma (Curcuma longa), um potente antioxidante e anti-inflamatório, mas que apresenta uma reduzida biodisponibilidade. Como alternativa, a combinação de Curcuma longa e piperina, presente na pimenta preta, vem apresentando resultados promissores devido a sua ação potencializadora. Nesse sentido, este estudo propôs avaliar a ação da suplementação oral com extrato da Curcuma longa e piperina sobre o perfil clínico, inflamação e desequilíbrio redox em pacientes com DII. Trata-se de um estudo clínico randomizado, duplo cego, controlado por placebo, desenvolvido no setor de coloproctologia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) do município de Maceió- AL, onde 40 pacientes com DII (de 60 no total), de acordo com os critérios de inclusão, foram distribuídos aleatoriamente nos grupos extrato de Curcuma longa, Curcuma longa + piperina ou placebo, por três meses. A dosagem do extrato de Curcuma longa e de piperina foi de 1g/d e de 10mg/d, respectivamente. Foram coletados dados pessoais, socioeconômicos, clínicos, antropométricos, dietéticos e bioquímicos. As análises laboratoriais consistiram em avaliação do perfil inflamatório (MPO, IL-1β, IL-6, IL-17, IL-22, IL-10, IFN-γ, TNF-α e NFκB), oxidativo (SOD, CAT, GSH, Gpx, H2O2, MDA), além de dosagem séricas da rotina clínica (PCR, hemograma) e calprotectina fecal. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFAL, sob processo de nº 7829516.5.0000.5013. Resultados parciais: Foram avaliados 40 pacientes (CU: 28 e DC: 12), sendo 67,5 % (n=X), do sexo feminino, com idade média de 45,55 ± 14,14 anos, com renda mensal superior a um salário-mínimo (62,5 %, n = 25) e grau de escolaridade acima de 4 anos (65 %, n=26). Em relação ao tempo de duração da DII e terapia medicamentosa convencional, 62,5 % (n=25) têm menos de 10 anos de diagnóstico e 55 % (n= 22) faz uso de terapia biológica. Quanto aos hábitos de vida, nenhum consume bebida alcoólica, 22,5 % (n=9) são tabagistas ou ex tabagistas, 45% (n= 27) são sedentários e 57,5 % (n=23) tem problemas com a qualidade do sono. A dor abdominal, a diarreia e o sangramento retal, que são os sintomas gastrointestinais mais comuns na DII, foram reportados em 45 % (n= 18), 40 % (n= 16) e 25 % (n= 10), respectivamente. Níveis elevados de calprotectina fecal (62,5 %, n= 25) e de proteína C reativa (68,4 %, n = 13) foram identificados na maioria dos pacientes. No que se refere à avaliação nutricional, embora a maior parte dos pacientes apresentassem valores de IMC dentro da classificação de eutrofia (47,5 %, n= 19), o percentual de gordura corporal estava elevado em 92,5 % (n= 37) dos avaliados, indicando a importância de ferramentas mais sensíveis para alcançar um diagnóstico e intervenção mais assertivos. Portanto, a caracterização parcial dos pacientes com DII permite conhecer o perfil desses que estão sendo assistidos no estado e os fatores que podem influenciar no curso clínico da DII, além de fornecer informações que serão consideradas nos desfechos finais do estudo clínico.

Presidente - 2120103 - MARILIA OLIVEIRA FONSECA GOULART
Interna - 1358530 - MAGNA SUZANA ALEXANDRE MOREIRA
Externo ao Programa - 1811274 - HUGO JUAREZ VIEIRA PEREIRA
Externo ao Programa - 530117 - MANOEL ALVARO DE FREITAS LINS NETO