Banca de DEFESA: CHRYSLANE BARBOSA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CHRYSLANE BARBOSA DA SILVA
DATA : 31/10/2022
HORA: 08:30
LOCAL: google meet
TÍTULO:

ESTUDO DA ECOLOGIA QUÍMICA DE Acharia auromacula Schaus, 1896 (LEPIDOPTERA: LIMACODIDAE) e Caligo illioneus illioneus Cramer, 1775 (LEPIDOPTERA:NYMPHALIDAE)



PALAVRAS-CHAVES:

 

 

Ecologia quimica, Lepidoptera, Semioquimicos Controle de pragas


PÁGINAS: 154
RESUMO:

Arecaceae compreende palmeiras que tem grande potencial para o mercado agrícola, entretanto, sua expansão acaba sendo limitada por fatores como a presença de insetos praga. A palma de óleo (Elaeis guineenses Jacq.) é uma palmeira cultivada na Região Norte e Nordeste do Brasil, e possui uma diversidade de pragas associadas à cultura, que em sua maioria, não possuem produtos registrados para seu controle. Como uma forma de minimizar a presença de insetos na área de cultivo e uso de agrotóxicos, é recorrida a utilização de novas estratégias de controle, como o comportamental, que faz uso de semioquímicos, principalmente, feromônio para controle de insetos praga em ambientes agrícolas. Assim, o presente trabalho teve como objetivo investigar a morfologia e tipologia das sensilas nas antenas, histologia da glândula de feromônio, localização da região androconial e obtenção da composição química em Acharia auromacula e Caligo illioneus illioneus. A princípio foi realizada a coleta dos insetos em áreas de plantio da Palma de óleo nas fazendas do Grupo Agropalma S.A., município de Tailândia – Pará. O material (ovos, lagartas e pupas) foi direcionado ao Laboratório de Pesquisas em Recursos Naturais, mantidos em sala de criação até a obtenção de insetos adultos para as análises. Para ambas as espécies foram realizadas a morfologia das antenas e identificação das sensílas por Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV), e os extratos das distintas partes do corpo dos insetos (♂ e ♀) obtidos por extração com solvente hexano grau HPLC e analisados por CG/EAG, CG/DIC e CG/EM. Para A. auromacula foi realizada análise histológica com ovipositor e para C. i. illioneus utilizou-se a região da androcônia. Como resultados para A. auromacula foi verificado dimorfismo sexual nas antenas eidentificado vários tipos de sensilas, tais como basicônica, tricóide, auricilica e coelocônica em ambos os sexos, podendo atuar na quimiorrecepção. Em C. i. illioneus não há dimorfismo nas antenas e dentre os tipos de sensilas destacam-se basicônica, tricóide e coelocônica em ambos os sexos. No ovipositor da fêmea de A. auromacula foi localizada a glândula de feromônio, que possui um conjunto de células glandulares.O extrato da glândula da fêmea de A. auromacula apresentou um componente especifíco, que de acordo com o índice de retenção sugere-se que o composto majoritário se trata do Decanal. Em C. i. illioneus nos machos foi observada a região da androcônia nas asas e abdome, o perfil da composição química demostra que a região da androcônia possui compostos específicos do macho. Portanto, essas informações trazem dados importantes sobre a comunicação química da mariposa A. auromacula e da borboleta C. i. illioneus.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1119939 - ANTONIO EUZEBIO GOULART SANTANA
Interna - 1294906 - RUTH RUFINO DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 2149347 - HENRIQUE FONSECA GOULART
Externo à Instituição - JOSÉ MAURICIO SIMÕES BENTO
Externo à Instituição - TIAGO CARDOSO DA COSTA LIMA - EMBRAPA
Externo à Instituição - RAFAEL MAJOR PITTA
Externo à Instituição - PAULO ROBERTO RIBEIRO DE MESQUITA
Notícia cadastrada em: 27/10/2022 17:51
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 29/04/2024 17:26