Banca de DEFESA: CLAUDINETE DOS SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDINETE DOS SANTOS SILVA
DATA : 09/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sessão remota
TÍTULO:

Influência dos compostos voláteis comuns ao feromônio sexual e aos frutos hospedeiros no comportamento reprodutivo de machos de Anastrepha obliqua (Diptera: Tephritidae)


PALAVRAS-CHAVES:

tefritídeos, infoquímicos, atraentes para machos, afrodisíaco, efeito sinérgico


PÁGINAS: 75
RESUMO:

A mosca das frutas Anastrepha obliqua (Diptera: Tephritidae) representa uma das principais pragas da fruticultura mundial, visto que é um inseto polífago cuja larva se alimenta da polpa de frutos, gerando grandes prejuízos econômicos para os países produtores e exportadores. Uma ferramenta promissora para o manejo integrado desta praga é o uso de compostos voláteis de frutos hospedeiros combinados com o feromônio de machos. Essas substâncias são utilizadas por machos coespecíficos com o objetivo de atrair outros machos a fim de potencializar a emissão do feromônio sexual, atraindo as fêmeas para o acasalamento. Existem poucos estudos relacionados à comunicação química da espécie em estudo, e nenhuma pesquisa comparativa sobre a química dos compostos voláteis comuns aos hospedeiros e o feromônio liberado por machos foi relatada na literatura. Com o intuito de compreender o papel de compostos orgânicos voláteis presentes nas misturas liberadas por frutos hospedeiros e por machos virgens deste inseto-praga, em etapas distintas do comportamento reprodutivo (chamamento e cópula), o presente trabalho objetivou estudar a atração de machos virgens para formulações de misturas dos compostos comuns a mistura feromonal liberada por machos virgens de A. obliqua e aos frutos hospedeiros goiaba, carambola e manga, através de bioensaios comportamentais conduzidos em laboratório. Para tanto, a técnica de headspace dinâmico foi utilizada para a obtenção dos extratos contendo os compostos voláteis liberados por machos sexualmente maduros e pelos frutos hospedeiros, e os compostos comuns a mistura feromonal e os frutos hospedeiros foram identificados através de comparações de dados da literatura. Os resultados obtidos demonstraram que, dentre as 14 misturas testadas, derivadas dos diferentes frutos, doze apresentaram atratividade para machos virgens de A. obliqua, quando comparadas ao tratamento testemunha (mistura dos voláteis de machos com os voláteis do fruto), são elas: M1FG, M2FG, M3FG, M4FG e M5FG, constituída por compostos comuns a goiaba e ao feromônio sexual; M2FC, M3FC e M4FC, constituída por compostos comuns a carambola e ao feromônio sexual e M2FM, M3FM, M4FM, constituída por compostos comuns a manga e ao feromônio sexual. A mistura M5FM exerceu maior atratividade do que o tratamento testemunha, ao passo que, as misturas M1FC e M1FM, comuns ao feromônio sexual e aos frutos de carambola e manga, respectivamente eliciaram menor atração em machos do que o tratamento testemunha. Novos bioensaios devem ser conduzidos para avaliar o efeito dessas formulações na performance sexual de machos de A. obliqua.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1294906 - RUTH RUFINO DO NASCIMENTO
Interno(a) - 426640 - FABIANE CAXICO DE ABREU GALDINO
Externo(a) ao Programa - 2089586 - FRANCIS SOARES GOMES
Externo(a) à Instituição - JOÃO GOMES DA COSTA - EMBRAPA
Externo(a) à Instituição - IARA SORDI JOACHIM BRAVO - UFBA
Externo(a) à Instituição - ADRIANA DE LIMA MENDONCA - Tiradentes
Externo(a) à Instituição - JOHNNATAN DUARTE DE FREITAS - IFAL
Notícia cadastrada em: 21/11/2022 09:22
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 29/04/2024 19:24