Banca de DEFESA: JHONY WILLAMS GUSMÃO DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JHONY WILLAMS GUSMÃO DO NASCIMENTO
DATA : 03/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

TRATAMENTO COM LIRAGLUTIDA IN VITRO E IN VIVO: EFEITOS CELULARES, NA MOTILIDADE GASTROINTESTINAL E NA RESPOSTA INFLAMATÓRIA DE TECIDO EPITELIAL INTESTINAL DE RATOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Inflamação, Liraglutida, Migração Celular, Trato Gastrointestinal, Viabilidade Celular.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

A obesidade é uma doença crônica, caracterizada por um estado de inflamação de baixo grau agudo, que afeta a permeabilidade e a motilidade gastrointestinal, sendo a ação das citocinas nesse cenário pouco relatadas.  A Liraglutida é um análogo do peptídeo semelhante ao glucagon -1 (GLP-1) que induz a perda de peso por mecanismos diversos que envolvem o trato gastrintestinal. O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos da Liraglutida em células epiteliais intestinais in vitro e em parâmetros metabólicos, morfo-funcionais e inflamatórios no trato gastrintestinal de ratos obesos. Métodos: No ensaio in vitro, as células IEC-6 foram tratadas com concentrações de 0,25 a 100 µM de Liraglutida e avaliadas quanto à viabilidade celular, morte celular por apoptose e necrose, análise morfológica, reorganização do citoesqueleto de actina e ensaio de migração celular para cicatrização de feridas. No ensaio in vivo, ratos Wistar com obesidade foram distribuídos aleatoriamente para receber solução de salina, 400 ou 1200 µg de Liraglutida/kg/dia via subcutânea por 30 dias consecutivos, uma vez um dia. Ganho de peso, eficiência alimentar, consumo calórico, motilidade gástrica, adiposidade, parâmetros histomorfométricos, murinométricos e bioquímicos foram avaliados antes e após o tratamento. Resultados: Não houve alteração na viabilidade das células tratadas com Liraglutida nas concentrações de 0,25, 0,5 e 1 μM; além disso, o tratamento com a droga diminuiu a taxa de apoptose das células IEC-6 em relação ao controle. As células tratadas mostraram um citoesqueleto de actina modificado, com fibras de estresse proeminentes e diminuição da migração celular. Os efeitos da Liraglutida nos animais tratados foram dose-dependente. A dose de 1200 µg/dia/kg proporcionou  menor eficiência alimentar e menor consumo calórico, com lentificação do esvaziamento gástrico e menor amplitude das contrações gástricas. Os efeitos gastrintestinais  foram acompanhados por reduções na espessura da camada muscular e na profundidade das criptas. A Liraglutida reduziu os depósitos de tecido adiposo retroperitoneal e visceral, diminuiu os níveis de TNF-α e aumentou os níveis de TGF-β1. Houve redução no colesterol total, triglicerídeos e transaminases hepáticas. Conclusão: A Liraglutida afetou diretamente as células intestinais, diminuindo a taxa de apoptose, a disposição do citoesqueleto de actina, reduzindo a migração celular. Em ratos, reduziu o acúmulo de gordura, melhorou os parâmetros metabólicos e minimizou a expressão da sinalização inflamatória no trato gastrointestinal.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.657.108-** - LUCIANA APARECIDA CORA - UNCISAL
Interno(a) - ***.641.864-** - GUILHERME BENJAMIN BRANDAO PITTA - UNCISAL
Externo(a) à Instituição - JOSE RICARDO DE ARRUDA MIRANDA - UNESP
Externo(a) à Instituição - EDOARDA VASCO DE ALBUQUERQUE ALBUQUERQUE
Externo(a) à Instituição - FERNANDO GOMES ROMEIRO - UNESP
Notícia cadastrada em: 24/10/2023 17:49
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 29/04/2024 16:13