Banca de DEFESA: LUCELIA MARIA LIMA DA SILVA



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LUCELIA MARIA LIMA DA SILVA
DATA: 12/02/2020
HORA: 11:00
LOCAL: Sala 33 do Instituto de Psicologia/UFAL
TÍTULO:

PSICOLOGIA, ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA


RESUMO:

Políticas de acesso e permanência foram implementadas no ensino superior, com vistas à inserção social através da educação. No ensino superior federal, ganha destaque o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais e o Programa Nacional de Assistência Estudantil, que além de ampliar o acesso aos sujeitos que estavam à margem da sociedade, propiciaram a entrada de servidores de áreas diversas, dentre essas a Psicologia. A experiência como psicóloga na assistência estudantil, em consonância com os achados da literatura, aponta a carência de nortes específicos para atuação nesse novo contexto. Nessa direção, esta pesquisa, a partir dos aportes teóricos da abordagem Sócio-histórica, tem como objetivo principal apreender como a Psicologia se apresenta no contexto da assistência estudantil das universidades públicas federais brasileiras. Especificamente, busca desenhar um quadro das políticas públicas de acesso e permanência no ensino superior e suas implicações para a Psicologia; mapear a produção acadêmica brasileira da presença da Psicologia no espaço da assistência estudantil; aplicar método da metassíntese à análise documental com Núcleos de Significação; realizar um panorama sócio-histórico da Psicologia na assistência estudantil no Nordeste brasileiro; identificar áreas, subáreas de conhecimento envolvidas na atuação da assistência estudantil; descrever as ações da Psicologia no contexto da assistência estudantil; interpretar os Núcleos de Significação que sustentam as práticas psicológicas no contexto da assistência estudantil. Trata-se de pesquisa qualitativa com busca de dados, através de pesquisa bibliográfica e documental. A etapa de revisão bibliográfica, realizada de maio a agosto de 2018, permitiu identificar que a Psicologia desenvolvida na assistência estudantil se caracteriza por formas de atuação ‘tradicionais’ voltadas, em sua maioria, para o seu corpo discente. No que concerne à análise de documentos oficiais, a fase exploratória foi realizada entre os meses de outubro e novembro de 2018, nos sítios eletrônicos das Instituições Federais de Ensino Superior. A identificação expressiva de documentos nacionais levou aos recortes seguintes: documentos produzidos no âmbito das instituições da região Nordeste, dentre os quais Relatórios de Gestão Institucionais, os da Assistência Estudantil e as Informações da Psicologia na assistência estudantil. Após leitura flutuante dos 474 documentos encontrados, nove instituições apresentam todos os documentos com presença da Psicologia, que totaliza 88 documentos, os quais passaram para fase descritiva e interpretativa. Conforme resultados da fase descritiva o corpus da pesquisa classificou-se quanto ao tipo, a vinculação institucional e serie histórica. Assim, os relatórios, atos administrativos, manuais e informações se encontram vinculados, em sua maioria, às universidades mais antigas, com total de 65,9% de documentos. Quanto à série histórica, os documentos se apresentaram de 2004 a 2018 com crescimento do número de universidades que apresentaram termos relacionados à Psicologia, a partir da implementação das políticas de expansão, acesso e permanência no ensino superior. Os significados resultantes da fase interpretativa partiram das análises intra e internuclear. Esses revelaram que a Psicologia Escolar e Educacional, na assistência estudantil, apresenta ênfase na prática clínica, como outrora na educação básica, embora a dinâmica do contexto sugira a possibilidade de atuação de diversas áreas de atuação e especialidades da Psicologia. Ao mesmo tempo, ressalta pontos de ruptura para a Psicologia no ensino superior, a partir da implementação de políticas públicas de acesso e permanência, permitindo, assim, a ampliação do número de profissionais de Psicologia e implemento de inovação de práticas nesse contexto. A repercussão do estudo reside na contribuição para a produção bibliográfica e estratégias de intervenção, referente à temática de políticas públicas no ensino superior, uma vez que se trata de política com pouco tempo de inserção nesse nível de ensino.


PALAVRAS-CHAVE:

políticas públicas; ensino superior; psicologia



PÁGINAS: 141
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121061 - ADELIA AUGUSTA SOUTO DE OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - CLAISY MARIA MARINHO ARAÚJO - UnB
Interno(a) - 2206282 - PAULA ORCHIUCCI MIURA
Notícia cadastrada em: 24/01/2020 12:56
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