Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA SOARES LAUDELINO SANTOS

DISCENTE : JULIANA SOARES LAUDELINO SANTOS
DATA : 30/01/2024
LOCAL: Pareceres por escrito

ALTERIDADE: ÉTICA E ESTÉTICA NA COMUNICAÇÃO COM A PESSOA QUE CONVIVE COM DEFICIÊNCIA EM CENÁRIOS EDUCACIONAIS

Alteridade; Ética; Educação; Comunicação; Desenvolvimento humano.

Apresentamos aqui uma proposta de pesquisa sobre a experiência da alteridade com pessoas que convivem com alguma forma de deficiência em cenários educacionais. Refletimos nessa proposta sobre questões que atravessam a história das sociedades humanas, relacionadas com concepções de deficiência. Resgatamos na literatura, matrizes históricas dessas concepções que orientam, ainda na atualidade, posturas e atitudes das diferentes pessoas frente a uma pessoa que convive com alguma deficiência. O foco da nossa proposta são efeitos desse funcionamento nos processos educacionais. A partir de uma análise dos principais documentos reguladores dos serviços educacionais voltados para a pessoas com deficiência, avaliamos que, embora a proposta de inclusão tenha avançado no respeito aos direitos da pessoa com deficiência aos serviços educacionais, ainda permanecem lacunas, que impedem que esta proposta atinja sua plena efetividade. Argumentamos que um predomínio do enfoque técnico para a acessibilidade educacional e o preterimento de discussões sobre a ética e responsabilidade social para com a pessoa com deficiência nos cenários educacional impedem a efetividade da sua inclusão educacional. Acusamos a escassez de teorização sobre esse preterimento e propomos uma pesquisa de campo, com o objetivo geral de analisar a relação de alteridade em cenários educacionais. Planejamos ainda os seguintes objetivos específicos: 1) situar a relação entre processo comunicativo e desenvolvimento humano nas discussões sobre modelo social de deficiência e equidade nos cenários educacionais e 2) discutir uma proposta metodológica para análise da função de alteridade. A pesquisa será realizada em uma escola da rede pública. Os participantes serão estudantes que convivem com alguma deficiência, seus pares e professores. O desenho metodológico integra uma pesquisa bibliográfica, observação participante em sala de aula e produção de narrativas pelos participantes. Para assegurar que os participantes narrem sobre a experiência de alteridade planejamos a apresentação de enunciados incompletos, que consistirão em situações abertas de conflitos para os participantes desenvolverem uma história. As situações abordarão quatro diferentes contextos relativos às relações interpessoais dentro da escola: 1) a relação professor-aluno; 2) a participação de uma pessoa com deficiência em atividades de grupo em sala de aula; 3) a participação de uma pessoa com deficiência em atividade de lazer realizada na escola; 4) a proposição de atividade avaliativa para turma que tenha aluno com deficiência; Na elaboração dessas situações fomentaremos uma simulação/imaginação de diálogos de professores e pares com um colega/aluno com deficiência. Na perspectiva da pessoa com deficiência, a produção de narrativas a partir desses mesmos contextos, será o procedimento para construção de informações sobre experiência de alteridade com os seus pares e professores.

Interno(a) - 1752620 - ANTONIO CESAR DE HOLANDA SANTOS
Externo(a) ao Programa - 2163805 - MARIA DOLORES FORTES ALVES - nullPresidente - 734317 - NADJA MARIA VIEIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 22/01/2024 09:11
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 29/04/2024 06:25