Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO BISMARCK LOPES CAETANO

LOCAL: Pareceres por escrito

PSICÓLOGOS NA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL INSTITUÍDA PELA LEI 13.935/2019

Lei 13.935/2019; Psicologia Escolar Crítica; Desenvolvimento Humano;

Apresentamos aqui uma proposta de pesquisa com o objetivo amplo de discutir encaminhamentos relacionados à recente aprovação da Lei 13.935/2019, que estabelece a formação de uma equipe multidisciplinar, que inclui assistentes sociais e psicólogos, para atuar na rede básica de ensino e aprendizagem. Ressaltamos que esta aprovação é resultado de muitos anos de luta e reivindicações desta classe de trabalhadores, através de suas entidades representativas. O foco específico desta proposta será a inclusão de psicólogos nesta equipe. Como justificativa para esse enfoque, resgatamos discussões sobre os serviços de Psicologia prestados nas escolas, que são historicamente reconhecidos como o campo em que se iniciaram as práticas da Psicologia. Ou seja, o trabalho profissional em Psicologia começou dentro das escolas. Porém, há muita instabilidade na história da Psicologia Escolar, no que diz respeito à definição de parâmetros norteadores da atuação profissional nesse campo. Atualmente destacamos um esforço coletivo dos psicólogos que atuam nas escolas, no sentido de rever as diretrizes hegemônicas de atuação nesse campo, herdadas de uma fase da história, em que a Psicologia era legalmente reconhecida como ciência e profissão, tendo como função, naquele momento, de lidar com a saúde mental das pessoas. Argumentamos que as sociedades humanas passaram por muitas transformações ao longo do tempo, que se refletem na necessidade de atualização dos princípios norteadores da ciência e das práticas profissionais. Aplicamos esta reflexão ao trabalho na área da Psicologia Escolar e chamamos a atenção para as urgências e demandas causadas pela aprovação da referida lei, que gera expectativas quanto à contratação de profissionais de Psicologia para integrarem a equipe multidisciplinar que a lei estabelece. Nossa questão de pesquisa é: qual o perfil do profissional de Psicologia mais adequado para preencher as vagas que serão abertas em decorrência dos encaminhamentos para cumprimento desta lei? Acusamos aqui, preocupação que se perpetua nas escolas, o exercício de uma Psicologia descomprometida com os aspectos socioculturais dos processos educativos, que se referem a questões do âmbito da política, da ética e do desenvolvimento humano. A razão desta preocupação são problemas e lacunas na formação geral dos psicólogos que, sob forte influência de uma herança, assumem predominantemente a saúde mental como foco da atividade profissional, independentemente do campo institucional em que se dirigem as suas ações. Propomos, portanto, uma pesquisa do tipo intervenção. Trata-se de um curso de formação continuada para psicólogos. O objetivo geral do curso e da pesquisa é preparar psicólogos para integrarem a equipe multidisciplinar instituída pela LEI 13.935/2019. Como objetivos específicos pretendemos: a) promover procedimentos e espaços discursivos que possibilitem aos psicólogos discriminar fundamentos e diretrizes de práticas tradicionais e perspectivas atuais da Psicologia Escolar; b) discutir o enfoque na relação entre comunicação e desenvolvimento humano no âmbito das ações da Psicologia Escolar Crítica; c) avaliar uma metodologia para preparar psicólogos para atuar em ambientes educacionais, numa perspectiva crítica. O curso será composto por cinco oficinas. Através das oficinas simularemos situações envolvendo três problemas que consideramos incidentes nas escolas: 1) conflito entre gestores e professores de uma escola; 2) aluno com crise de ansiedade na escola; 3) problema cotidiano de acessibilidade para pessoas com deficiência. Pretendemos utilizar algumas estratégias metodológicas para incentivar os participantes a expressarem como poderiam trabalhar com a Psicologia Escolar nas três situações simuladas (oficinas um, dois e três respectivamente). Planejamos também atividades que incentivem a integração de discussões sobre situações simuladas com literatura focada em abordagens críticas da Psicologia Escolar e a apresentação de propostas de trabalho com psicologia escolar numa perspectiva crítica pelos participantes, no formato de seminários (oficinas quatro e cinco, respectivamente). Nas oficinas utilizaremos diversos recursos metodológicos como narrativas escritas, vídeos e artigos científicos.

Externo(a) à Instituição - ALINE BECKMANN DE CASTRO MENEZES - UFPA
Interno(a) - 1752620 - ANTONIO CESAR DE HOLANDA SANTOS
Presidente - 734317 - NADJA MARIA VIEIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 29/01/2024 09:53