Banca de DEFESA: CAMILA DOS ANJOS FALCAO

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CAMILA DOS ANJOS FALCAO
DATA: 27/11/2020
LOCAL: webconferência pelo Google Meet

O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DA TEMÁTICA “PRECONCEITO” NO DIREITO E NA PSICOLOGIA:
HISTORICIDADE E ESTRUTURAÇÃO EM DEBATE.

O preconceito tem sido objeto de estudos com importante produção acadêmica. Sua conceptualização demarca ser reação de aversão e/ou hostilidade contra determinado indivíduo ou grupo que apresente características diversas daquelas aceitas socialmente. Dessa forma, existem diferentes formas de entender o preconceito, seja pelo viés individual ou cultural, sejam por seus aspectos raciais, de gênero, sociais, entre outros. O presente estudo objetiva delinear o conceito de preconceito nas produções acadêmicas brasileiras. Especificamente, busca conhecer os pesquisadores, os anos de publicação dos estudos, realizar um mapeamento geográfico e institucional, bem como identificar e analisar os aspectos teóricos e metodológicos das produções publicadas. Para tanto, realiza a metassíntese da configuração do termo preconceito nas áreas da Psicologia e do Direito no Catálogo de teses e dissertações disponível pelo site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Desenvolvem-se quatro fases: Exploração, Refinamento, Descrição e Interpretação. Com o descritor preconceito na exploração obteve-se 3.925 publicações, as quais contém a palavra “preconceito” no título, resumo ou palavras-chave do trabalho. Na fase de refinamento, aplicou-se o filtro “áreas de interesse: Direito e Psicologia”, o recorte temporal do ano de 2014 a 2018 e disponibilidade de acesso “documento completo”, na Plataforma Sucupira. Resultaram 220, sendo 43 publicações do Direito (37 dissertações e seis teses) e 177 da Psicologia (45 teses e 132 dissertações). Após mantiveram-se os trabalhos que, de fato tratavam sobre o preconceito e não apenas utilizava o termo no corpo do texto, quais sejam: 61 trabalhos na área da Psicologia (39 dissertações e 22 teses) e 18 publicações no Direito (14 dissertações e quatro teses). No campo da Psicologia, todas as regiões são contempladas com alguma publicação; entre os Estados, se destaca a Paraíba, com 14 trabalhos, seguido do Ceará, com 10 pesquisas e São Paulo e Sergipe com 7 publicações cada. Em relação às universidades, a UFPB se destaca com 14 trabalhos (22,95% das publicações). Na área do Direito, apesar de todas as regiões do país possuírem programas de pós-graduação, não foram encontrados trabalhos que versem sobre a temática na região Norte. Os Estados que mais produziram foram São Paulo - com oito publicações -, seguido do Ceará - com três - e os demais Estados com apenas um trabalho cada. Em relação às publicações nas instituições, a PUC/SP se destaca com três trabalhos (16,65% das pesquisas). São descritas e interpretadas por meio de núcleos temáticos que apresentem a tipologia de preconceito estudado na Pós-Graduação. No campo do Direito, analisam-se: ‘racismo’, ‘migração, povos e xenofobia’, ‘preconceito, gênero e orientação sexual’, ‘preconceito estético e corporal’, ‘estigma e drogadição’ e ‘enfrentamento ao preconceito: legislação e educação’. Em relação à Psicologia, a análise permite discutir o ‘racismo’, ‘preconceito estético e corporal’, ‘população, migração e xenofobia’, ‘discriminação sexual e de gênero’, ‘preconceito e doença mental’ e ‘o papel da instituição escolar no combate ao preconceito’. Os núcleos analisados indicam importante intersecção entre as áreas de conhecimento. A historicidade e a estrutura de ideias preconceituosas reafirmam e fossilizam, com força de permanência de valores, as ações, emoções e pensar. No entanto, indícios de rupturas podem ser percebidos nos dois campos, especialmente em relação ao racismo e ao preconceito sexual e de gênero, sendo enfatizadas em 25 (31,65%) e 24 (30,75%) dos trabalhos estudados, respectivamente. Espera-se contribuir nos debates referentes à produção, histórica e social, sobre o preconceito no âmbito científico, especialmente nas áreas da Psicologia e do Direito, bem como estabelecer uma rede de pesquisadores brasileiros. A aplicabilidade deste estudo direciona-se ao campo científico e à sociedade, a fim de disseminar informações que visem uma mudança de paradigmas, com a finalidade de superar e transformar o convívio entre as minorias marginalizadas, por não seguirem os padrões sociais impostos, bem como influenciar na contextualização das políticas públicas e sua maior efetividade, em ações junto às Secretarias de Governo, no âmbito Jurídico e da Educação.

PALAVRAS-CHAVE:

Preconceito; Racismo; Xenofobia; Preconceito estético; Preconceito sexual e de gênero; Metassíntese.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia

Presidente - 1121061 - ADELIA AUGUSTA SOUTO DE OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - BADER BURIHAN SAWAIA - PUC - SP