Banca de QUALIFICAÇÃO: MELINDA TORRES BARROS FERREIRA

DISCENTE : MELINDA TORRES BARROS FERREIRA
DATA : 22/03/2024
LOCAL: Pareceres por escrito

Prevenção às Violências contra Crianças e Adolescentes com Profissionais de Educação.

Violências contra criança e adolescente, Prevenção, Rede de Atenção, Profissionais de Educação.

A violência contra crianças e adolescentes é um grave problema de saúde pública e direitos humanos. As altas taxas de violência contra crianças e adolescentes no país reforçam a importância da necessidade de se dar visibilidade à questão e a urgente necessidade de construir ações de prevenção e combate à violência. Nesse sentido, torna-se fundamental o engajamento da rede de proteção infanto-juvenil para a transformação dessa realidade. Assim, a escola constitui-se como um importante espaço para construção de ações de enfrentamento desta problemática. Este projeto tem como objetivo geral analisar as estratégias de prevenção às violências contra crianças e adolescentes junto aos profissionais da educação. E como objetivos específicos: compreender os significados da violência contra crianças e adolescentes para os profissionais de educação; analisar os produtos de prevenção acerca da violência contra crianças e adolescentes elaborados pelos profissionais da educação. Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa e metodologia interventiva, com a realização de cinco oficinas. Até o momento foram realizadas quatro oficinas de prevenção às violências contra crianças e adolescentes com a participação de 29 profissionais da educação em uma escola pública na cidade de Maceió/AL. Para a coleta de dados, os seguintes instrumentos foram utilizados: dois questionários, um sobre o perfil socioeconômico e outro com perguntas acerca do conhecimento da temática; Procedimento Desenho Estória com Tema; diários de campo; gravação do áudio das oficinas; fotografia das oficinas e das produções dos profissionais. Na primeira oficina de acolhimento e escuta sobre às violências, foi possível identificar, por meio dos desenhos temáticos, que a violência intrafamiliar e a física foram as mais representadas. A segunda oficina, de caráter informativo, buscou apresentar informações sobre as violências contra crianças e adolescentes e a Rede de Proteção disponível no estado de Alagoas, e os profissionais compartilharam a dificuldade de saber como proceder diante dos casos de violência, bem como relataram sentimentos de preocupação no momento de notificar algum órgão competente. A terceira oficina foi de discussão e manejo, por meio de dois estudos de caso sobre violência e foi possível perceber que os profissionais conseguiram identificar o tipo de violência, mas sentiam-se despreparados para acolher e encaminhar os casos. Na quarta oficina, os profissionais criaram projetos de enfrentamento para os casos de violência e compreenderam o papel da escola como rede de proteção e a necessidade de uma atuação em conjunto com toda a rede, bem como pensaram em ações para aproximar os familiares e o território para o enfrentamento da violência. Assim, foi possível, até o momento, perceber a importância das discussões geradas, possibilitando desmistificar conceitos sobre a violência, além de trazer orientações de como procederem nessas situações. Percebe-se a necessidade de ações contínuas para auxiliar a escola na prevenção à violência contra crianças e adolescentes.

Externo(a) à Instituição - MARIAN ÁVILA DE LIMA DIAS - UNIFESP
Interno(a) - 1121061 - ADELIA AUGUSTA SOUTO DE OLIVEIRA
Presidente - 2206282 - PAULA ORCHIUCCI MIURA
Notícia cadastrada em: 01/03/2024 08:13