Banca de QUALIFICAÇÃO: JACKELINE MIRELLY QUIRINO DA SILVA ROCCA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JACKELINE MIRELLY QUIRINO DA SILVA ROCCA
DATA : 01/04/2024
HORA: 15:30
LOCAL: evento híbrido
TÍTULO:

O CONCEITO ESCUTA EM UMA TECITURA DIALÓGICA


PALAVRAS-CHAVES:

Escuta; Clínica; Saúde; Psicologia; Construcionismo Social


PÁGINAS: 22
RESUMO:

Este projeto de pesquisa se constrói a partir de uma revisão dialógica de literatura numa investigação e num processo de análise acerca das controvérsias que envolvem o conceito “escuta” na literatura de artigos científicos brasileiros. O uso deste conceito sofreu um extravasamento com o avanço da psicologia enquanto ciência e profissão, a partir de um intercruzamento com a epistemologia psicanalítica e com o desenvolvimento da Política Nacional de Humanização nas práticas em saúde. Nesse extravasamento, é possível observar um processo de adjetivação da “escuta”, encontrando uma vasta variedade de nomeações como: escuta qualificada, escuta clínica, escuta ativa, escuta humanizada, etc. Essas adjetivações são encaradas aqui como um campo fértil para o aparecimento de controvérsias, que são um recurso discursivo utilizado para descrever uma incerteza partilhada, podendo ser observada em seu formato enquanto prática discursiva. Portanto objetivamos analisar as controvérsias acerca do conceito “escuta" em artigos científicos brasileiros, a partir da identificação das distintas definições sobre o conceito; da caracterização das formas e dos contextos em que o conceito costuma ser utilizado; da interlocução do conceito com as práticas profissionais apontadas nos artigos; além de identificar e analisar as produções de sentidos no material discursivo revisado. O referencial teórico-metodológico parte de uma perspectiva construcionista social que compreende que a linguagem em uso é a forma que pessoas constroem o mundo a sua volta, e enquanto metodologia de pesquisa oferece alguns passos metodológicos de análise das práticas discursivas. A metodologia será desenvolvida a partir de duas ferramentas de pesquisas importantes no processo de visualização das controvérsias e da interanimação dialógica, as Árvores Associativas que possibilitam a visibilidade do encadeamento de repertórios onde surgem as controvérsias acerca do conceito “escuta”, nas referências encontradas; e as linhas argumentativas que demarcam no tempo e no contexto a interanimação dialógica dos discursos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - LUCIANA KIND DO NASCIMENTO - PUCMinas
Presidente - 1518410 - JEFFERSON DE SOUZA BERNARDES
Interno(a) - 2180259 - MARIA AUXILIADORA TEIXEIRA RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 12/03/2024 08:40
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 29/04/2024 12:19