Banca de DEFESA: JULIO CEZAR ALBUQUERQUE DA COSTA

DISCENTE : JULIO CEZAR ALBUQUERQUE DA COSTA
DATA : 22/03/2024
LOCAL: videoconferência

ESTRESSE ACADÊMICO E MAL-ESTAR PSICOLÓGICO: UMA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DE PÓS-

Estresse Acadêmico, Psicometria, Universitários, Pós-Graduação

O estresse é considerado um fenômeno psicológico no qual o sujeito interpreta uma situação como potencialmente capaz de modificar o estado de bem-estar subjetivo de um sujeito. Alguns autores apontam que níveis elevados de estresse durante períodos muito longos podem acarretar em sintomas de mal-estar psicológico, nesse sentido, o estresse que naturalmente é adaptativo, acaba gerando comportamentos desadaptativos. Por outro lado, o fenômeno pode ser avaliado a partir de diversos contextos, como o estresse de minorias, estresse organizacional e até acadêmico. Este estudo se propõe a adaptar a Escala de Estresse Acadêmico (EEA) para o contexto de estudantes de pós-graduação, além de reunir evidências de validade e precisão do instrumento. É importante ressaltar ainda que a medida se encontra disponível para aplicação em larga escala no contexto de estudantes de graduação, desde 2018, e docentes universitários, a partir de 2022. Sendo assim, pode-se inferir que a adaptação ao contexto-alvo deste estudo possibilitará a comparação de estresse acadêmico em quase todos os grupos de pessoas que frequentam a academia, restando apenas o grupo de técnicos administrativos. Diante disso, o instrumento será submetido a analises qualitativas e quantitativas, sendo assim, a validade de conteúdo será avaliada a partir da Análise Semântica e de Juízes, a fim de atestar a clareza, pertinência prática e relevância teórica do instrumento, de modo a lapidar a medida para a aplicação em larga escala. Posteriormente, a validade baseada na estrutura interna do instrumento será mensurada, a partir da Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e a estrutura fatorial encontrada em estudos anteriores. Por outro lado, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) será empregada, de modo a avaliar os parâmetros individuais dos itens (dificuldade e discriminação). Ademais, a consistência interna do instrumento será mensurada a partir dos indicadores Alfa de cronbach (⍺), Ômega de McDonald (ω) e Confiabilidade Composta (C.C.). Posteriormente, uma coleta de dados considerando as três versões da EEA será realizada, contando também com a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse, Escala Breve de Resiliência e a Escala de Estados de Satisfação com a Vida. Diante deste cenário, os testes comparativos apontaram que os professores universitários apresentaram os menores níveis de estresse acadêmico e geral, depressão e ansiedade, enquanto para as variáveis de satisfação com a vida e resiliência, os resultados apontaram que os professores universitários apresentaram os maiores níveis, quando comparados a estudantes de graduação e pós-graduação. Por fim, testou-se o modelo explicativo para investigar o efeito mediador da satisfação com a vida e resiliência na relação entre o estresse acadêmico e a afetividade negativa, marcada pela depressão, ansiedade e estresse, os resultados apontaram que as os fatores protetores apresentaram 56,3% de mediação na relação entre as variáveis supracitadas, indicando que na presença da resiliência e satisfação com a vida, o impacto do estresse acadêmico na afetividade negativa tende a diminuir.

Externo(a) à Instituição - GLEIDSON DIEGO LOPES LOURETO - UFRR
Externo(a) ao Programa - 2554913 - IG IBERT BITTENCOURT SANTANA PINTO - nullPresidente - 1065335 - LEOGILDO ALVES FREIRES
Interno(a) - 1449933 - SHEYLA CHRISTINE SANTOS FERNANDES
Notícia cadastrada em: 18/03/2024 16:01