A MEDIAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA
É amplamente reconhecido que o contato precoce de crianças com a literatura infantil ajuda na aprendizagem de leitura e escrita. Todavia, há uma escassez de pesquisas que invistam em explicações sobre os processos subjacentes que tornam a literatura um recurso importante no ensino-aprendizagem de leitura e escrita. A partir dos índices oficiais sobre a alfabetização no estado de Alagoas e com vistas a contribuir para uma abordagem integrada no que diz respeito à aprendizagem de leitura e escrita, buscamos nesta pesquisa trazer subsídios que apontem estratégias metodológicas para professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a utilização da literatura e do texto colaborativo em sala de aula. A presente dissertação constitui-se de três artigos científicos. O primeiro artigo, apresenta uma revisão da literatura que aborda a história do ensino de leitura e escrita no Brasil. Com o propósito de discutir como essa história impacta o processo de alfabetização escolar na atualidade. O segundo artigo trata-se de uma revisão bibliográfica objetivando argumentar que a leitura e a escrita devem ser ensinadas como práticas sociais. Na extensão desse argumento, defendemos que a arte da literatura infantil oferece recursos para mediar esse ensino potencializando essa qualidade da leitura e escrita. O terceiro artigo apresenta uma pesquisa-intervenção com o objetivo de investigar a mediação da literatura no processo ensino aprendizagem de leitura e escrita. Participaram desta pesquisa professoras e alunos de uma escola de ensino fundamental. Na metodologia cumprimos duas etapas. Iniciamos com uma sondagem para levantar informações prévias sobre o ensino de literatura na escola que foi o cenário da investigação. Para essa sondagem, utilizamos três procedimentos: 1- entrevista com professoras que ensinava literatura, 2- observação-participante em aulas de literatura e 3- análise prévia do nível de aprendizagem da escrita das crianças participantes da pesquisa. Na segunda etapa, realizamos com essas crianças, oficinas de literatura combinadas com a produção de textos colaborativos. Os resultados apontaram que a mediação da literatura infantil ativa as experiências do Self e dessa forma, embasa o enfoque na aprendizagem de leitura e escrita como práticas sociais. Concluímos que a mediação da literatura combinada com a produção de textos colaborativo favorecem à integração dos processos subjacentes aos usos da linguagem e a reflexão metalinguística das crianças. As atividades pedagógicas com esse formato abrem oportunidade para a criatividade na aprendizagem e desenvolvimento dos usos de linguagem oral e escrita de maneira indissociável.
Leitura e escrita; literatura infantil; escrita colaborativa