Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO DA SILVA ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: RODRIGO DA SILVA ALMEIDA
DATA: 27/01/2021
LOCAL: Maceió-Alagoas (Banca realizada por pareceres)

HISTORIOGRAFIA DAS PRÁTICAS DA AUTOMUTILAÇÃO: PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM NARRATIVAS DE JOVENS NO ENSINO SUPERIOR

A presente proposta de pesquisa tem dois objetivos centrais interconectados: a) explorar a perspectiva historiográfica, como método de pesquisa em Psicologia, a partir do campo temático, das práticas de automutilação e b) investigar implicações da historicidade para a produção de sentidos sobre automutilação, negociados em narrativas escritas de jovens no ensino superior. Justificamos essa investigação com o aumento na incidência dessas práticas no âmbito da atualidade de diferentes instituições humanas, que inclui escola, família, universidade, etc.. A ausência de um consenso entre autores, sobre como nomear o fenômeno da automutilação e a inexistência de um estudo sistemático com foco na historicidade das práticas automutilação provocam uma abertura para a proposição e diversificação de abordagens. Além disso, a configuração de uma rede complexa de fatores implicados nessas práticas desafia profissionais de Psicologia, na busca por uma perspectiva apropriada. Abraçamos esse desafio e, ancorados em pressupostos teóricometodológicos da Psicologia Cultural, adotamos uma perspectiva preventiva, que refletirá três aspectos: 1) a tomada de perspectiva do outro (empatia), considerando-se que não é nosso propósito identificar ou mesmo abordar diretamente as pessoas que realizam essas práticas; estudaremos o tema da automutilação a partir da literatura e do olhar de pessoas que se colocam no lugar do outro; 2) o foco na historicidade, a partir da análise de mudanças nas concepções sobre essas práticas, pressupondo-se a dinâmica entre passado e futuro das experiências humanas que se manifestam na janela do presente; 3) atenção para a inclusão social, por meio do fomento à diminuição de barreiras atitudinais dirigidas para esse público, no âmbito das diferentes instituições humanas. No desenho metodológico, planejamos iniciarmos com uma revisão da literatura sobre as práticas de automutilação, com base em um esquema geral de três períodos históricos: Idade Média (476-1573) e Idade Moderna (1473-1789) e Idade Contemporânea (1789- dias atuais). Ainda como parte do desenho metodológico, planejamos uma pesquisa-intervenção, fundamentada no Ciclo Metodológico, que se caracteriza como uma abordagem epistemológica idiográfica e sistêmica. A pesquisa-intervenção consistirá na realização de sete oficinas virtuais (através da plataforma Google Meet), com o objetivo de promover a produção de sentidos acerca das práticas de automutilação por estudantes do ensino superior, a partir de narrativas escritas, individuais e coletivas. Os dados construídos nas oficinas serão integrados à historiografia iniciada na análise da literatura, para referenciar informações sobre concepções acerca da automutilação nos dias atuais.

PALAVRAS-CHAVE:

Práticas de Automutilação; Historiografia; Narrativas; Inclusão.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia

Presidente - 734317 - NADJA MARIA VIEIRA DA SILVA
Interno(a) - 2180259 - MARIA AUXILIADORA TEIXEIRA RIBEIRO