A PRODUÇÃO DE SENTIDO E CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS
Produção de sentido. Construção de narrativa. Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Este trabalho tem como foco analisar o desenvolvimento das habilidades de comunicação verbal e não verbal em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ao longo de um período de tratamento examinando a produção de sentido através da construção de narrativas. O presente estudo é caracterizado enquanto pesquisa-intervenção com uso da videografia com 2 crianças com TEA com faixa etária de 4 a 8 anos. A metodologia trabalhada neste estudo vem a partir das contribuições da tese de doutorado de DE SOUZA E SILVA DANTAS, 2009. Tomando como base o referencial pragmatista da linguagem, este estudo concebe que a produção de sentido é construída por jogos de linguagem que se constroem na interação, ou seja, pesquisadora-pesquisado. Estes jogos não são estáticos, se transformam com o tempo, são plásticos e dinâmicos, desta maneira os processos de produção de sentido podem ser capturados no processo de mudança. Serão realizadas duas estratégias para possibilitar a produção de sentido: (1) Brincar dirigido e (2) Criação de história a partir de imagens. Espera-se contribuir para uma compreensão mais profunda dos mecanismos subjacentes à comunicação em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), fornecendo insights que possam informar práticas terapêuticas e intervenções educacionais voltadas para esse público específico.