AÇÃO, (CRI)AÇÃO E (ALIEN)AÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE ANÁLISE
DE NÚCLEOS IMAGÉTICOS DE SIGNIFICAÇÃO.
Método; Análise Fílmica; Alienação; Criação; Ação; Vigotski.
As relações entre ação, criação e alienação, na interface com os modos de produção, são aqui investigadas em sua processualidade, a partir de sua objetivação no campo artístico. Para tanto, elegemos o filme Tempos Modernos, de Chaplin, como campo de investigação, mediados pelos pressupostos do Materialismo Histórico e Dialético, bem como pela metodologia de Análise de Núcleos de Significação. Busca-‐se assim a construção, a partir desses referenciais, de uma metodologia de análise de núcleos imagéticos de significação, que ofertem aos estudos de imagens coordenadas metodológicas em consonância com o referencial da Psicologia Sócio- histórica-cultural. As considerações parciais, com base nos trinta e sete pré-‐indicadores alcançados (37 cenas), demonstram a potencialidade da obra fílmica escolhida e do percurso metodológico estabelecido até aqui na análise de aspectos psicossociais, em sua dimensão concreta, materializada em manifestações artísticas/culturais.