Banca de QUALIFICAÇÃO: KEDMA AUGUSTO MARTINIANO SANTOS

DISCENTE : KEDMA AUGUSTO MARTINIANO SANTOS
DATA : 31/03/2021
LOCAL: Pareceres por escrito

QUAIS OS SIGNIFICADOS DA ADOLESCÊNCIA EM SITUAÇÃO DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS PARA OS
ADOLESCENTES?

significados, adolescência, covid-19, pandemia, Procedimento Desenho-Estória com Tema.

A palavra adolescência provem do latim – “adolescere”, que significa crescer. Este é um período particular e singular na vida de um indivíduo, situando-se entre a infância e a vida adulta. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) compreende adolescentes indivíduos entre os 12 a 18 anos incompletos. Tendo por base a teoria psicanalítica de Winnicott, a adolescência é caracterizada por mudanças físicas provenientes da puberdade
e por transformações psíquicas e emocionais, que implicam crescimento, maturidade, conquanto, isso demanda tempo. Tendo em vista o cenário atual quanto a pandemia da Covid-19, que demarcou uma crise social e de saúde pública, o Brasil adotou medidas de enfrentamento: quarentena, distanciamento físico, fechamento de escolas, entre outras. Diante disso, as consequências do distanciamento físico sobre a saúde mental de adolescentes podem implicar uma “segunda onda” da pandemia. Essa preocupação quanto a saúde mental da população adolescente mostra-se marcante: readaptação em detrimento do confinamento e a necessidade de uma nova adaptação à realidade naturalmente presente no período da adolescência. Com base no exposto, o objetivo geral desta pesquisa é compreender os significados sobre adolescência em situação de pandemia do coronavírus (Covid-19) para os adolescentes. A presente pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisas (CEP) da Universidade Federal de Alagoas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e interventiva. Toda pesquisa foi realizada de forma online, em decorrência da situação pandêmica. Para a constituição da amostra foi utilizada a técnica da “bola de neve” (snowball sampling). A pesquisa foi realizada por meio de um encontro individual e virtual com os participantes. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico e Procedimento Desenho- Estória com Tema (PDE-T), com a insígnia “desenhe um adolescente em situação de pandemia do coronavírus”. Participaram da pesquisa 74 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos e 11 meses, de ambos sexos e residentes do Brasil, sendo 32 do Nordeste, 17 do Sudeste, 13 do Sul, sete do Centro-Oeste e cinco da região Norte. Para análise, foram considerados os Desenhos-Estórias com Tema, e todos os DE-Ts passaram pela análise de conteúdo de Bardin, e a análise dos DE-T seguiu as recomendações de Trinca. A interpretação dos resultados encontrados terá como base a teoria psicanalítica de Winnicott. Pôde-se concluir até o presente momento que a pesquisa foi bem aceita pelos participantes e possibilitou um espaço acolhedor de pesquisa-intervenção aos adolescentes.

Externa ao Programa - 1120885 - HELIANE DE ALMEIDA LINS LEITAO
Externa à Instituição - LEILA SALOMÃO DE LA PLATA CURY TARDIVO - USP
Presidente - 2206282 - PAULA ORCHIUCCI MIURA
Notícia cadastrada em: 09/03/2021 15:19