Banca de DEFESA: ESTEFANE FIRMINO DE OLIVEIRA LIMA

DISCENTE : ESTEFANE FIRMINO DE OLIVEIRA LIMA
DATA : 26/04/2024
LOCAL: videoconferência

PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: oficinas com jovens no contexto escolar

Adolescência. Prevenção. Oficinas. Procedimento Desenho-Estória com Tema. Winnicott.

A palavra adolescência provem do latim adolescere, que significa crescer. Ela se refere a um período particular e singular na vida de um indivíduo, situando-se entre a infância e a vida adulta. Essa fase é caracterizada por mudanças físicas, assim como por transformações psíquicas e emocionais que, apesar de demandarem tempo, refletem em crescimento e maturidade. O cenário atual aponta que a violência contra crianças e adolescentes é uma questão multifacetada, vivenciada singularmente, e que afeta a todos, além de ser um grave problema de saúde pública. O Estatuto da Criança e do Adolescente e diversos estudos científicos apontam a necessidade de prevenir a ocorrência dessa violação de direitos, assim como a importância de reconhecer o protagonismo adolescente para o exercício de sua cidadania e ampliação do senso crítico. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as estratégias de prevenção da violência contra crianças e adolescentes desenvolvidas juntos aos jovens, e de forma mais específica: compreender os significados de violência contra crianças e adolescentes expressas por adolescentes; informar e sensibilizar sobre os tipos de violência contra crianças e adolescentes e a rede de proteção para esses sujeitos; analisar a estratégia oferecida para o exercício da criatividade dos adolescentes, bem como os produtos criados por eles acerca da prevenção das violências na infância e a adolescência. Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa com metodologia interventiva, por meio de oficinas com jovens, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Fedral de Alagoas da UFAL, sob o parecer no 4.827.067. Foram realizadas cinco oficinas em duas escolas pública de uma capital do Nordeste do Brasil com 13 adolescentes (11 do sexo feminino e dois do sexo masculino) na faixa etária entre 12 e 18 anos, com média de idade de 14 anos. A oficina 1, foi realizada para conhecer os adolescentes, iniciar a criação de vínculo e aplicar o questionário inicial. Na oficina 2, foi solicitado a cada participante um desenho sobre esse fenômeno. O terceiro encontro, ofereceu uma apresentação expositiva- dialogada sobre tópicos relacionados às violências contra criança e adolescente, e os direitos desse público. No quarto momento, os participantes expressaram, o que compreenderam, pensaram sobre os encontros e como acreditavam ser possível a prevenção da violência. Foi realizado no encontro final, um diálogo sobre as oficinas e o preenchimento do segundo questionário. Os instrumentos utilizados nessa investigação foram: diários de campos, dois questionários (inicial e final) acerca do conhecimento dos participantes sobre a violência contra crianças e adolescentes e o procedimento Desenho-Estória com Tema, com a insígnia “Faça um desenho sobre violência contra crianças e adolescentes”. Os diários de campo passaram pela Análise de Conteúdo de Minayo, os DE-T foram analisados seguindo as recomendações de Aiello-Vaisberg. A interpretação dos dados se baseou na psicanálise de Winnicott e na produção acadêmica atualizada sobre o tema. Os resultados obtidos por meio da análise dos desenhos apresentam a predominância da identificação da Violência Interpessoal Intrafamiliar, perpetrada no ambiente doméstico, de natureza física, sexual e psicológica. A análise dos produtos criados pelos participantes acerca da prevenção da violência contra crianças e adolescentes ressaltam a importância da articulação em rede, necessidade de informação e a compreensão da temática e suas consequências para a sociedade. As oficinas proporcionaram um ambiente facilitador de reflexão, participação ativa e expressão da criatividade para os indivíduos participantes e acréscimo de conhecimento acerca da temática. Espera-se que os dados encontrados suscitem a importância de realizar investigações no ambiente escolar, bem como seja uma forma de potencialização de ações a respeito da prevenção primária da violência contra crianças e adolescentes.

Interno(a) - 2412107 - ANGELINA NUNES DE VASCONCELOS
Externo(a) à Instituição - LEILA SALOMÃO DE LA PLATA CURY TARDIVO - USP
Presidente - 2206282 - PAULA ORCHIUCCI MIURA
Notícia cadastrada em: 09/04/2024 07:37