Banca de DEFESA: ANA CAROLINE DOS SANTOS SILVA

DISCENTE : ANA CAROLINE DOS SANTOS SILVA
DATA : 26/04/2024
LOCAL: videoconferência

OFICINAS LÚDICAS COM O PÚBLICO INFANTIL NA PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS.

prevenção; violência contra crianças; crianças; ambiente escolar; oficinas lúdicas; Winnicott.

A violência contra crianças consiste em um grave problema de saúde pública, promove prejuízos ao processo de desenvolvimento físico e psíquico a curto, médio e longo prazo. A prevenção às violências é a melhor forma de enfrentar e combater essa problemática. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar estratégias de prevenção acerca do fenômeno da violência contra crianças junto ao público infantil, e seus objetivos específicos foram: 1) compreender os significados acerca do fenômeno da violência contra crianças e adolescentes para as crianças; 2) analisar as estratégias de informar e sensibilizar a identificação pelas crianças dos tipos de violência que podem ser direcionadas a elas e/ou seus pares, e conhecimento de locais e pessoas possíveis de serem acionados em casos de violência; e 3) analisar a estratégia oferecida para o exercício da criatividade das crianças, bem como os produtos criados por elas. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Alagoas e trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa com metodologia interventiva, que utiliza de oficinas lúdicas. Para a coleta de dados foram utilizados os instrumentos: formulário para caracterização do perfil socioeconômico, ficha escolar das crianças, questionário sobre a temática da violência, questionário de avaliação das oficinas, diário de campo da pesquisadora e das auxiliares, gravação do áudio das oficinas, fotografia das produções das crianças e Procedimento de Desenho-Estória com Tema. Foram realizadas seis oficinas lúdicas na escola, onde participaram 23 crianças. A interpretação dos dados se baseou na psicanálise de Winnicott e na produção acadêmica atualizada sobre o tema. A primeira foi a oficina de acolhimento; a segunda buscou identificar e compreender os significados acerca do fenômeno da violência contra crianças e adolescentes para as crianças; a terceira e quarta oficinas foram informativas sobre a prevenção da violência sexual, física, psicológica, negligência, e do respeito e cuidado com o outro; a quinta foi de criação de propostas de intervenção; e a sexta de encerramento. Inicialmente as crianças trouxeram desenhos e histórias ligadas principalmente a violência comunitária, e a principal natureza dos atos violentos foi física. O decorrer dos encontros possibilitou ampliar esses significados e incluir na discussão a prevenção da violência psicológica, da violência sexual e da negligência, incentivadas pela pesquisadora, mas também do bullying e do racismo, propostas pelas crianças. Por meio das oficinas foi possibilitado aos participantes um espaço seguro de comunicação e expressão dos significados e estratégias de prevenção, e foi percebido que as crianças apreenderam as informações dialogadas em grupo para somar aos seus conhecimentos prévios, ou reformulá-los. Assim, o desenho, o jogo, a contação de histórias, as construções em grupo e a criação de um livro possibilitaram às crianças colocar suas opiniões e ampliar suas concepções e conhecimentos sobre o tema. As oficinas desenvolvidas na escola demonstraram ser um potente recurso para viabilizar as expressões, criatividade e protagonismos infantis frente à prevenção das violências contra crianças.

Interno(a) - 2412107 - ANGELINA NUNES DE VASCONCELOS
Externo(a) à Instituição - LEILA SALOMÃO DE LA PLATA CURY TARDIVO - USP
Presidente - 2206282 - PAULA ORCHIUCCI MIURA
Notícia cadastrada em: 09/04/2024 07:49