Banca de DEFESA: SÂMARHA SANTOS SILVA COSMO

DISCENTE : SÂMARHA SANTOS SILVA COSMO
DATA : 25/04/2024
LOCAL: videoconferência

AS IMPLICAÇÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS INFANTIS DURANTE O PROCESSO DE RETOMADA DO ENSINO PRESENCIAL

Isolamento Social. Aprendizagem. Covid-19. Ensino Fundamental.

Este trabalho tem como objetivo analisar as implicações do isolamento social nas construções de narrativa infantis durante o processo de retomada do ensino presencial, especialmente junto às crianças que vivenciaram as aulas pelo sistema híbrido e remoto. Bem como aos pais/responsáveis e aos professores de Educação Infantil  de uma escola municipal de Maceió/AL. Este texto constitui dissertação de mestrado elaborada na forma de três artigos - “Os impactos do distanciamento social da covid-19 na educação infantil- Revisão sistemática”, "Linguagem e Desenvolvimento em contexto de crise: Explorando os efeitos do isolamento social na educação" (já publicado) e "Implicações do Distanciamento Social em Narrativas Infantis: Experiências de Crianças e Famílias Durante a Pandemia". A pandemia mostrou como a sociedade se comporta diante das dificuldades e uma delas foi auxiliar as crianças no seu desenvolvimento escolar. O ensino remoto neste período não funcionou positivamente para a Educação Infantil, especialmente porque crianças precisam do contato diário com os colegas, os professores, além do suporte necessário para terem acesso às aulas. Portanto, investigar as narrativas das crianças nesse tempo histórico é uma forma de compreender como elas vivenciaram os tempos de casa e da escola que se tornaram fluidos e atravessados cotidianamente. Portanto, o objetivo deste trabalho é investigar os impactos do isolamento social decorrente da pandemia da COVID-19 no desenvolvimento infantil, com foco particular nas construções narrativas das crianças durante o processo de retomada do ensino presencial em uma escola municipal de Maceió/AL, com 06 crianças entre 7 á 10 anos, respectivamente das turmas do 3o e 4o ano no ensino fundamental, turno vespertino. Através de uma abordagem multidimensional, busca-se compreender os efeitos desse contexto de isolamento social na linguagem, no desenvolvimento cognitivo e na interação social das crianças, destacando a importância de práticas pedagógicas que valorizem o brincar como uma ferramenta fundamental para o crescimento e o bem-estar infantil. O primeiro artigo consiste em uma revisão sistemática da literatura, enquanto o segundo explora mais detalhadamente os efeitos do isolamento social na linguagem e no desenvolvimento infantil e o último artigo consiste em refletir sobre a construção de narrativas infantis através da Ludicidade e do Desenho infantil. A coleta de dados foi realizada por entrevistas estruturadas e semi estruturadas valendo-se do método qualitativo e exploratório; e atividades lúdicas com casinha de boneca, contação de história a partir de imagens e produção de desenhos. As análises envolveram a criação de núcleos de significação para compreensão dos sentidos e significados mobilizados nas narrativas. Os resultados da análise apontam para uma variedade de consequências negativas do distanciamento social, incluindo dificuldades socioemocionais e comportamentais nas crianças, lacunas de aprendizagem, preocupações com a saúde mental, entre outros. A transição para o ensino remoto também revelou desafios significativos, especialmente no que diz respeito ao acesso equitativo à educação e à adaptação das práticas pedagógicas. No geral, o estudo contribui para compreender os desafios enfrentados pelas crianças no contexto pós-pandemia e enfatiza a importância da ludicidade dentro de estratégias que promovam o desenvolvimento integral durante a retomada do ensino presencial.

Presidente - 2412107 - ANGELINA NUNES DE VASCONCELOS
Externo(a) à Instituição - GABRIEL FORTES CAVALCANTI DE MACÊDO - UFPE
Interno(a) - 2206282 - PAULA ORCHIUCCI MIURA
Notícia cadastrada em: 09/04/2024 08:14