Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA RÊGO LIMA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANA RÊGO LIMA COSTA
DATA : 28/05/2021
HORA: 10:00
LOCAL: video-conferência pelo Google Meet
TÍTULO:

“A vida vem em ondas como um mar”: Produção de Sentidos, Comunicação de Notícias Difíceis e a Equipe de Saúde no Contexto da Covid-19.


PALAVRAS-CHAVES:

Comunicação; Notícias Difíceis; Covid-19


PÁGINAS: 36
RESUMO:

Considerando o contexto hospitalar da relação entre pandemia e saúde mental, em que as situações de óbitos provocam modificações nos rituais de identificação presencial dos corpos dos familiares, pois implicam riscos de contágio, se faz necessário o uso de tecnologias remotas para esta comunicação. Assim, este projeto de pesquisa tem foco na Produção de Sentidos da Comunicação de Notícias Difíceis entre os/as profissionais de saúde envolvidos/as diretamente na pandemia da Covid-19 no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, localizado em Maceió/AL. Serão investigadas as práticas profissionais envolvidas nestes processos; questões de sofrimento mental envolvendo profissionais; e as afetações/efeitos produzidas nos/as profissionais de saúde na comunicação de notícias difíceis no contexto da experiência da pandemia da Covid-19. Realizarei, a princípio, uma revisão de literatura através da pesquisa de base de dados, na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), com os seguintes descritores: Profissionais de saúde, Comunicação, Notícias. Aproximando-se do movimento Construcionista Social, das práticas discursivas e produção de sentidos, pretendo compor esse trabalho por meio de registro do diário de campo e produção de uma oficina. O diário de campo é importante ferramenta para a produção de informações sobre o tema e o objeto, além de trabalhar as implicações, posicionamentos e afetações da pesquisadora no campo. Complementarmente, será produzida uma oficina com os/as profissionais de saúde envolvidos/as na Comunicação de Notícias Difíceis da Pandemia da Covid-19. Serão guiadas por Temas Geradores para facilitar o diálogo, os registros serão escritos em papeletas, as conversas gravadas e filmadas, para facilitar sua posterior transcrição integral. Para a organização e visibilização dos diálogos na Oficina, será utilizado a produção de Mapas Dialógicos. Os Mapas auxiliam na identificação dos repertórios linguísticos utilizados na interanimação dialógica, permitindo a análise da produção de sentidos no contexto.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1121117 - CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
Presidente - 1518410 - JEFFERSON DE SOUZA BERNARDES
Externa ao Programa - 2121270 - LEONEA VITORIA SANTIAGO
Notícia cadastrada em: 17/05/2021 10:16
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 29/04/2024 12:48