Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCYELLY OLIVEIRA PEREIRA DOS SANTOS LAMENHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCYELLY OLIVEIRA PEREIRA DOS SANTOS LAMENHA
DATA : 21/06/2021
HORA: 15:00
LOCAL: video-conferência pelo Google Meet
TÍTULO:

Prevenção do comportamento suicida nas redes sociais: analisando campanhas de conscientização, um relato de tentativa de suicídio e a influência social sob os usuários.


PALAVRAS-CHAVES:

Suicídio; Prevenção do Comportamento Suicida; Redes Sociais; Influência Social.


PÁGINAS: 25
RESUMO:

O suicídio, ato intencional de causar fim à própria vida, é um fenômeno multifatorial, que envolve fatores predisponentes e precipitantes nas esferas biológica, social, psicológica, ambiental e cultural. Trata-se de uma questão de saúde pública nacional e global, com uma média de 800 mil mortes por suicídio no mundo a cada ano. Para melhor compreender e prevenir o comportamento suicida é importante observar suas características epidemiológicas, bem como conhecer o que já vem sendo desenvolvido no âmbito da prevenção. Nesse sentido, as redes sociais virtuais podem ser um caminho útil na divulgação de conteúdos educativos e de canais de suporte emocional para prevenção do suicídio. Assim, pensando na interlocução entre redes sociais e prevenção do comportamento suicida, este trabalho visa investigar aspectos da prevenção desse comportamento através de publicações nas redes sociais Facebook e Youtube, observando campanhas brasileiras de prevenção, um relato de tentativa de suicídio veiculado por uma influenciadora digital e, também, investigando o impacto dessas publicações para os usuários que as acessam. Os dados serão analisados com o auxílio do software Iramuteq, por meio do qual serão realizadas: nuvem de palavras, análise de similitude e classificação hierárquica descendente (CHD). A partir dos resultados, espera-se tecer considerações e interlocuções sobre a prevenção do suicídio na perspectiva das instituições que elaboram campanhas preventivas, dos sujeitos que vivenciam esse comportamento (e exercem ampla influência social) e das pessoas que acessam esses conteúdos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRE FARO SANTOS - UFS
Interno - 1065335 - LEOGILDO ALVES FREIRES
Presidente - 1449933 - SHEYLA CHRISTINE SANTOS FERNANDES
Notícia cadastrada em: 25/05/2021 06:44
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 29/04/2024 05:53