Banca de DEFESA: LAYLA DE ALBUQUERQUE BORGES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAYLA DE ALBUQUERQUE BORGES
DATA : 16/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: video-conferência pelo Google Meet
TÍTULO:

DIAGNÓSTICOS NA ESCOLARIZAÇÃO: uma leitura psicanalítica de discursos sobre os adolescentes


PALAVRAS-CHAVES:

Diagnóstico; Adolescência; Psicanálise; Educação; Quatro Discursos.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Esta dissertação surge a partir do mal-estar que se apresenta quando as categorias diagnósticas do Manual Diagnóstico Estatístico (DSM) entram na escola como uma via de interpretação que, por vezes, apresentam-se como solução e/ou resposta ao que tropeça ou causa impasse na escolarização de adolescentes. Assim, objetivou-se investigar as engrenagens que operam em discursos de educadores relacionados aos diagnósticos de adolescentes. Para isto, realizou-se um levantamento bibliográfico nas bases de dados a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e a Scientific Electronic Library Online – Scielo, a fim de identificar como se articulam as noções de diagnóstico, adolescência e escola e, mais especificamente, como os estudos em psicanálise fazem esta articulação. Propusemos uma Incursão na Revista Nova Escola – produção de circulação nacional direcionada aos educadores do Brasil – a fim de compor o corpus de nossa pesquisa. Assim, as publicações sobre o tema desta pesquisa promoveram uma análise do modo como os diagnósticos se relacionam à adolescência de estudantes. O referencial teórico da psicanálise e a contribuição de Freud e Lacan nos apresentou à noção freudiana de que educar estaria entre os ofícios que carregam a impossibilidade inerente à linguagem e, mais adiante, conduziu-nos à estrutura lacaniana dos discursos. Utilizamos como operador metodológico os quatro discursos, propostos por Lacan no seminário 17 - O avesso da psicanálise, para análise de fragmentos discursivos da Nova Escola sobre diagnósticos e adolescência entre 2010 e 2020. Os resultados da Incursão na Nova Escola indicam que as categorias diagnósticas na adolescência são Transtorno Desafiador de Oposição (TOD), Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Ansiedade e Depressão. Ademais, outros aspectos referentes a “saúde mental” dos adolescentes são suicídio, bullying e automutilação. A análise também permitiu caracterizar um movimento discursivo: lógica de convite aos especialistas; a indicação de diretrizes pelos autores das matérias, e a tensão entre o conhecimento que é próprio do campo médico e o saber do educador. Esta dinâmica condiz com discurso universitário, discurso do mestre e discurso da histérica, respectivamente. Por fim, identificou-se uma resposta ao que não cessa de não se escrever nas publicações relacionadas ao diagnóstico de adolescentes: o impasse do sentido na adolescência.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1518411 - CHARLES ELIAS LANG
Externa à Instituição - Maria Angélica Augusto de Mello Pisetta - UFF
Presidente - 1560350 - SUSANE VASCONCELOS ZANOTTI
Notícia cadastrada em: 21/06/2021 08:25
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