Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONITA CHAGAS DE OLIVEIRA

DISCENTE : LEONITA CHAGAS DE OLIVEIRA
DATA : 23/08/2021
LOCAL: Video conferência pelo Google Meet

Estresse e mal-estar no contexto acadêmico: um estudo com docentes e estudantes universitários.

Estresse; Estudantes Universitários; Docentes Universitários; Mal-estar.

A presente pesquisa tem como objetivos analisar o estresse acadêmico e o mal-estar em docentes e estudantes universitários e conhecer os antecedentes e consequentes do estresse acadêmico em tais grupos. Para tanto, realizaram-se três artigos. No Artigo I, realizou-se uma revisão sistemática com objetivo de identificar instrumentos psicométricos para avaliação do estresse no âmbito acadêmico, no período entre 2010 e 2021 e, posteriormente, verificaram-se suas propriedades psicométricas. Desta forma, após aplicar os critérios de inclusão e exclusão, foram identificados 27 instrumentos. Pode-se concluir que todos os instrumentos estudados mostraram evidências psicométricas aceitáveis dentro dos padrões analisadas, além disso, foi possível notar a escassez de instrumentos psicométricos que avaliassem o estresse no contexto docente, tendo um campo de avaliação mais direcionado aos estudantes. O Artigo II teve como objetivo adaptar a Escala de Estresse Acadêmico (EEA-D) para o contexto docente, reunindo suas propriedades psicométricas. Nesta direção, realizaram-se dois estudos. No Estudo 1 participaram 210 docentes universitários com idade média de 42 anos (DP=9). Os participantes responderam a versão preliminar da EEA-D e um questionário sociodemógrafico. Os resultados indicaram uma estrutura unidimensional para a referida escala, apresentando índices de confiabilidade e de parâmetros de discriminação e dificuldade satisfatórios. Já no Estudo 2, contou-se com a participação de 257 docentes universitários com  idade média de 45,41 anos (DP= 11,02). Neste momento foi aplicada a versão final da EEA-D. Os principais resultados confirmaram o modelo estrutural da EEA-D em um único fator, podendo concluir que a versão EEA-D reúne boas evidências de validade de construto e precisão, tornando-se útil para medir o estresse acadêmico em docentes universitários. Por fim, o Artigo III (em andamento), trata-se de um estudo descritivo, de caráter transversal e abordagem mista (quanti-qualitativa) e tem como objetivo analisar e correlacionar variáveis explícitas com o estresse acadêmico. Participaram deste estudo 267 estudantes universitários com idade média de 23,03 anos (DP= 5,26) e 257 docentes universitários com idade média de 45,41 anos (DP= 11,02). Os participantes responderam ao questionário sociodemográfico e os seguintes instrumentos: Escala de Estresse Acadêmico versão para os estudantes (EEA-E); Escala de Estresse Acadêmico versão para os docentes (EEA-D); Escala de Estresse Percebido (EEP); Escala de Medo da COVID-19 (EMC-19); Escala de ansiedade-traço e estado (IDATE); Escala de esperança disposicional (EED) e a Escala de satisfação com a vida (ESCV). Os dadosdeste artigo ainda estão em análise. Ressalta-se que os resultados da presente pesquisa serão discutidos a partir do referencial teórico levantado em cada artigo de forma individual e posteriormente discutido conjuntamente. Sabe-se que ao ampliar a discussão sobre o tema, possibilitará uma melhor elaboração e resiliência frente às situações conflituosas e geradoras de estresse, preparando os docentes e discentes para possíveis enfrentamentos e promovendo uma melhor adaptação à universidade.

Externo à Instituição - MARCELO HENRIQUE OLIVEIRA HENKLAIN - UFRR
Externo ao Programa - 1698535 - JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
Presidente - 1065335 - LEOGILDO ALVES FREIRES
Notícia cadastrada em: 27/07/2021 10:22