Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO PIMENTEL GOMES RAMOS

DISCENTE : RODRIGO PIMENTEL GOMES RAMOS
DATA : 09/08/2021
LOCAL: Pareceres por escrito

Avaliação da aprendizagem, Zona de Desenvolvimento Proximal, Educação Básica.

Esta proposta de pesquisa, intitulada Avaliação da aprendizagem: implicações de processos narrativos ao fomento de Zonas de Desenvolvimento Proximais, tem como objetivo investigar processos avaliativos praticados por uma instituição de ensino em Alagoas. Alinhamos nossa proposta às ideias do psicólogo russo Lev Vigotski (2007), especialmente sua discussão sobre a relação entre aprendizagem e desenvolvimento, divulgada a partir do conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Consideramos que este conceito foi revolucionário para as práticas educacionais. Acusamos, entretanto, que há ainda algumas lacunas na operacionalização do conceito de ZDP, sobre as quais pretendemos nos debruçar durante a pesquisa que propomos aqui. Pressupomos que um dos caminhos para a avaliação da aprendizagem ser comprometida com a relação entre aprendizagem e desenvolvimento é fazer com que os alunos avancem entre ZDPs e o nosso propósito é dar visibilidade aos aspectos necessários a um instrumento de avaliação de forma que este promova esse avanço. Optamos por uma pesquisa do tipo intervenção, com rodas de conversa envolvendo gestores, professores e alunos, pelo compromisso de transformação social tão necessário aos cenários educacionais brasileiros. Pretendemos que, ao final da pesquisa, os educadores participantes tenham atualizadas concepções e procedimentos para avaliar a aprendizagem e queestes favoreçam desenvolvimento humano dos alunos.

Interna - 2412107 - ANGELINA NUNES DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - HENRIQUE JORGE SIMOES BEZERRA - UFPB
Presidente - 734317 - NADJA MARIA VIEIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 28/07/2021 10:57