Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS BERIL PIMENTEL VASCONCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAIS BERIL PIMENTEL VASCONCELOS
DATA : 31/08/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Envio de Pareceres.
TÍTULO:

COMUNICAÇÃO FACE A FACE NOS CASOS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A MEDIAÇÃO DO OLHAR. 


PALAVRAS-CHAVES:

Transtorno do Espectro Autista; Comunicação face a face; Processos de Significação. 


PÁGINAS: 48
RESUMO:

Apresentamos aqui uma proposta de pesquisa que tem como objetivo investigar o papel da mediação do olhar na comunicação faca a face de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa proposta alinha-se com pressupostos da Psicologia Cultural. Nesta perspectiva, o desenvolvimento humano se revela na história das interações de cada pessoa com o mundo, as quais são mediadas pela linguagem. De acordo com a Psicologia Cultural o princípio operante dessas interações são os processos de significação constitutivos de culturas coletivas e pessoais. Com essa perspectiva, investimos em uma alternativa ao predomínio de estudos que se dedicam à identificação de aspectos neurocomportamentais na comunicação nos casos de TEA.  Justificamos a relevância dessa alternativa com base na complexidade do fenômeno da comunicação, que não pode ser tratado apenas como processos de natureza neurológica. Reconhecemos aqui as discussões sobre a ampla interdependência ativa entre falante, ouvinte e significação. Essa interdependência é preterida nas explicações mais tradicionais, que simulam a comunicação humana em programas de computadores. Observamos que essas explicações são resgatadas e referenciadas na maioria dos estudos que enfatizam os déficits de comunicação nos casos de TEA. Os participantes da pesquisa que propomos serão três crianças com o diagnóstico de TEA, que não fazem uso da fala. A análise será procedida a partir de registros em vídeos da interação dessas crianças durante atividades terapêuticas. Considerando-se que o nosso objeto de investigação é a mediação do olhar na comunicação, propomos uma análise microgenética, que consiste na observação das ações que compõem a interação, privilegiado-se as situações nas quais o olhar é o aspecto principal para a emergência da significação. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - EMMANUELLE CHRISTINE CHAVES DA SILVA - UFRPE
Interna - 2180259 - MARIA AUXILIADORA TEIXEIRA RIBEIRO
Presidente - 734317 - NADJA MARIA VIEIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 17/08/2021 10:35
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 29/04/2024 10:53