Banca de DEFESA: RODRIGO PIMENTEL GOMES RAMOS

DISCENTE : RODRIGO PIMENTEL GOMES RAMOS
DATA : 14/10/2021
LOCAL: videoconferência pelo Google Meet

Avaliação da aprendizagem: implicações de processos narrativos ao fomento de Zonas de Desenvolvimento Proximal

Avaliação da aprendizagem; Zona de Desenvolvimento Proximal; Narrativas.

Nesta pesquisa, discutimos processos de avaliação em instituições de ensino e aprendizagem. A motivação para esta discussão reflete nossas observações de que os processos de avaliação nas escolas referem-se à posições teórico-metodológicas desatualizadas. Com muita frequência, ainda presenciamos instrumentos de avaliação que investem na memorização dos alunos. Apontamos para outra direção e enfatizamos que os instrumentos avaliativos devem estar habilitados para a análise de processos; isto é, para a análise do que o aluno pode aprender e fazer, ao invés de limitar -se a capacidade de reter conteúdo temporariamente. Além disso, não é incomum que os gestores presumam que o desenvolvimento de instrumentos de avaliação seja assunto exclusivo dos professores. Esse posicionamento sinaliza o desconhecimento do sentido mais amplo de avaliação,
no que implica-se o objetivo do processo ensino-aprendizagem na instituição. Ancoramos nossa pesquisa nas discussões da Psicologia de Vigotski, desenvolvidas com colaboradores, nas quais se destaca a busca por parâmetros conceituais e metodológicos, que captam as transformações ao longo do tempo que se traduzem como desenvolvimento humano. Foi mérito desta Psicologia, ascender este enfoque nos cenários educacionais, que culminou na descrição da Zona de Desenvolvimento Proximal - ZDP. Esta zona refere-se à necessidade de os educadores olharem para o tempo futuro ou potencial de aprendizagem. Envolvemos essas questões nesta pesquisa, que teve como objetivo investigar os processos de avaliação praticados em uma instituição de ensino de Maceió. A pesquisa foi do tipo intervenção, com a participação de alunos, professores e gestores. O desenho metodológico contemplou diferentes procedimentos: estudo dirigido em grupo, entrevistas, rodas de conversa e observação participante. Todos os procedimentos fomentaram a produção de narrativas escritas pelos participantes. Por se tratar de uma pesquisa de intervenção, trabalhamos com a expectativa de transformar concepções e métodos de professores, gestores e alunos sobre os processos avaliativos. Nos resultados, apontamos processos emergentes nessas transformações.

Interna - 2412107 - ANGELINA NUNES DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - HENRIQUE JORGE SIMOES BEZERRA - UFPB
Presidente - 734317 - NADJA MARIA VIEIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 22/09/2021 11:09