Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA SANTOS BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELA SANTOS BEZERRA
DATA : 28/10/2021
HORA: 10:00
LOCAL: videoconferência pelo Google Meet
TÍTULO:

A permanência no tratamento de infecção por HIV com uso de antirretrovirais: análise das campanhas de saúde e dos preditores comportamentais.


PALAVRAS-CHAVES:

Pessoas que Vivem com HIV; antirretrovirais; Teoria da Ação Planejada.


PÁGINAS: 27
RESUMO:

O presente estudo resultará na produção de uma dissertação de mestrado em psicologia. De modo geral, objetiva-se analisar os aspectos relacionados à permanência no tratamento de infecção por HIV com uso de antirretrovirais. Mais precisamente, pretende-se identificar como as campanhas de saúde oficiais sobre HIV/Aids abordaram a temática ao longo dos anos; analisar o impacto das campanhas de saúde oficiais sobre HIV/Aids para as pessoas que vivem com HIV/Aids; analisar as crenças de pessoas que vivem com HIV/Aids relacionadas ao comportamento de permanecer em tratamento com uso de antirretrovirais. Para alcançar os objetivos definidos, serão realizados dois estudos. O primeiro consiste em uma análise de materiais infográficos das campanhas de saúde sobre HIV e/ou Aids divulgadas e disponibilizadas para download no site do Ministério da Saúde. O segundo estudo consiste no levantamento das crenças de pelo menos 25 pessoas que vivem com HIV que estejam em tratamento com uso de antirretrovirais. Neste estudo, o instrumento utilizado será um roteiro de entrevista estruturada em formato online, constituído por duas partes. A primeira parte apresentará questões sociodemográficas e clínicas. A segunda parte apresentará perguntas abertas, com foco na análise sobre as campanhas de saúde e dos determinantes comportamentais postulados pela Teoria da Ação Planejada (TAP). Os dados provenientes de ambos os estudos serão analisados a partir do processamento no software Iramuteq. Espera-se que os resultados forneçam subsídios para criação de estratégias de intervenção e políticas públicas efetivas voltadas aos cuidados das pessoas que vivem com HIV.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AIRTON PEREIRA DO RÊGO BARROS - UFU
Interno - 1065335 - LEOGILDO ALVES FREIRES
Presidente - 1449933 - SHEYLA CHRISTINE SANTOS FERNANDES
Notícia cadastrada em: 27/09/2021 08:29
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 29/04/2024 05:42