Banca de DEFESA: JADIELMA DE BARROS ALVES

DISCENTE : JADIELMA DE BARROS ALVES
DATA : 25/03/2022
LOCAL: INSTITUTO DE PSICOLOGIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DA JUVENTUDE DO MOVIMENTO DAS/OS TRABALHADORAS/ES RURAIS SEM TERRA (MST) EM ALAGOAS

Juventude. Participação política. Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Ruralidades.

A presente pesquisa busca discutir a relação da juventude e da participação política na contemporaneidade. A juventude na qual nos debruçamos neste estudo trata-se da juventude rural do Movimento das/os Trabalhadoras/es Rurais Sem Terra (MST) de Alagoas. A pesquisa teve como objetivo analisar a participação política protagonizada pela juventude do MST em Alagoas. Para tanto, os objetivos específicos traçados foram investigar as trajetórias e as concepções de política presentes nos discursos da juventude do MST; analisar os processos de organização e ocupação dos espaços, pelos jovens, no interior do movimento; identificar as lutas empreendidas pela juventude; os desafios existentes em suas trajetórias de participação política no Movimento; e as estratégias de fortalecimento da militância através da arte e da amizade. Os estudos sobre juventude, os conhecimentos decoloniais e a interseccionalidade foram a base epistêmica e metodológica deste trabalhado, possibilitando uma escrita baseada nas vivências e nos trajetos das/os jovens que contribuíram com a construção do trabalho. através disso, foi possível perceber os atravessamentos que interseccionam suas realidades e, de forma engajada, ética e política, analisar como se dão seus processos de atuação política, dado o fato de estarem em lugar específico, que é o de ser jovem em um movimento social rural. As ferramentas utilizadas para estabelecer contato foi a realização de conversações, o acompanhamento das movimentações e eventos realizados virtualmente, através das mídias sociais e a apreciação dos dados construídos pelas/os próprias/os jovens no exercício de suas atividades militantes. participaram dessas conversações, cinco jovens do MST, de diferentes regiões do estado. A forma de registro se deu através da gravação e de diários sobre as trocas realizadas. Por meio das conversações, acompanhamento das mídias sociais, das produções artísticas e documentais das/os jovens publicadas nas redes oficiais do MST, foi possível construir cinco eixos de análise, são eles: 1) trajetórias das/os jovens do MST e suas concepções políticas; 2) ocupação de espaços do MST: participação e expressão política das/os jovens; 3) lutas empreendidas pela juventude do MST de Alagoas; 4) desafios da juventude militante do MST e 5) militância, arte e amizade. Esperamos, por meio dessa pesquisa, contribuir para que as tensões e generalizações geradas a partir de olhares adultocêntricos e universalizantes, que tentam abafar as vozes e as articulações das/os jovens, sejam cada vez mais postas em questão. Consideramos que é importante evidenciar as contribuições, os esforços e as ações que as/os jovens têm empreendido com tanta dedicação e tenacidade. Além disso, buscamos colaborar para o fortalecimento de um debate que reforce a pluralidade em relação aos modos de ser jovem e atuar politicamente.

Presidente - 1646595 - MARCOS RIBEIRO MESQUITA
Interno - 1738204 - SAULO LUDERS FERNANDES
Externo à Instituição - JÁDER FERREIRA LEITE - UFRN
Notícia cadastrada em: 23/02/2022 11:43