Banca de QUALIFICAÇÃO: ROMÁRIO BARBOSA SANTOS

DISCENTE : ROMÁRIO BARBOSA SANTOS
DATA : 07/04/2022
LOCAL: Pareceres por escrito

Narrativas de inclusão na escola e trabalho: dando voz aos protagonistas.

Deficiência Intelectual. Produção de sentido. Escolarização e trabalho

O presente trabalho tem como objetivo investigar narrativas produzidas por pessoas com deficiência intelectual sobre o trabalho e sua trajetória escolar. Se fazem raros estudos que avaliem não só a potencialidade para inserção no mercado de trabalho de indivíduos com deficiência intelectual, mas também sua trajetória escolar, na perspectiva dos próprios sujeitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que apresenta estudos de caso envolvendo indivíduos, que numa abordagem dialógica narram suas histórias de vida enquanto sujeitos que constroem significados a partir da sua experiência de escolarização e práticas profissionais. Fundamentamos este estudo dentro da perspectiva da psicologia educacional escolar crítica como proposta para a compreensão da produção de sentido resgatada nessas narrativas. Enquanto estudo piloto, o presente projeto inclui a análise de duas entrevistas. Os resultados das entrevistas demonstraram a importância de professores se utilizarem de estratégias metodológicas adaptativas que possibilitem, aos alunos com deficiência intelectual, integrar novos conhecimentos. Os dados apontam, portanto, que o contexto de trabalho pode favorecer o desenvolvimento da autonomia, satisfação pessoal e independência. Destaca-se a importância de novos estudos que visem aprofundar o processo de implementação de estratégias de qualificação profissionais oriundas especialmente do espaço escolar, fornecendo dados empíricos que possam contribuir com o planejamento e a implementação de políticas públicas de inclusão.

Presidente - 2412107 - ANGELINA NUNES DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - HENRIQUE JORGE SIMOES BEZERRA - UFPB
Interna - 734317 - NADJA MARIA VIEIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 07/03/2022 08:13