Banca de QUALIFICAÇÃO: YURI FERNANDES DE ANDRADE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YURI FERNANDES DE ANDRADE LIMA
DATA : 03/05/2022
LOCAL: On line

Três artigos sobre o transhumanismo: das revistas científicas brasileiras à política transhumanista

Transhumanismo; revisão sistemática de literatura; ensaio; política partidária.

Esse trabalho tem o formato de três artigos, em diferentes momentos de produção. O primeiro está mais adiantado, enquanto os outros dois estão apenas parcialmente concluídos, com outros trechos que demarcam apenas a intenção do que ainda virá a ser produzido descritos no futuro. O fio condutor destes artigos é o tema do transhumanismo. Este é um movimento intelectual que busca aumentar ou melhoras as capacidades humanas de maneira tão radical que a própria natureza humana precisaria ser redefinida. O primeiro artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura com a finalidade de mapear os artigos publicados em revistas científicas editadas no Brasil sobre a temática do transhumanismo. Assim, apresenta resultados que caracterizam quantitativamente o transhumanismo neste campo de produção acadêmica. Um resultado importante deste primeiro trabalho foi a constituição de um corpus textual de quarenta e quatro artigos encontrados pela revisão sistemática e que serviu como ponto de partida para o segundo artigo. Se no primeiro momento privilegiamos um mapeamento da literatura, no segundo apresentamos categorias temáticas relevantes para o tratamento do tema transhumanismo a partir da leitura destes artigos. Estamos elaborando um texto que responda à pergunta: em que discussões o transhumanismo tem sido utilizado nas revistas científicas editadas no Brasil? Ou seja, de que se fala quando se fala sobre transhumanismo no Brasil? Por último, após a leitura destes artigos e de sua sistematização interpretativa, focamos no aspecto político do tema. Não só compreendemos a importância deste aspecto pelas nossas leituras sobre o tema, como a recente criação, em 2014, de um Partido Transhumanista nos Estados Unidos e a campanha de seu candidato, Zoltan Istvan, em 2016, à presidência do país, parece indicar um fenômeno relevante para quem estuda o tema atualmente. Este terceiro artigo está sendo escrito em forma de ensaio e oferecerá uma interpretação fundamentada para a chegada do transhumanismo à esfera da política partidária.

Presidente - 1518411 - CHARLES ELIAS LANG
Interno - 2346770 - FREDERICO ALVES COSTA
Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE KESSLER - UFRGS
Notícia cadastrada em: 07/04/2022 10:18