Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSECLEIDE FERREIRA BARBOZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSECLEIDE FERREIRA BARBOZA
DATA : 17/05/2022
LOCAL: Pareceres por escrito

Avaliação da aprendizagem e desenvolvimento humano de estudantes com altas habilidades

Avaliação; Altas habilidades; Inclusão.

No cenário educacional, altas habilidade (AH) é uma das classificações pouco discutidas por pesquisadores da inclusão escolar. A presença desses alunos na sala de aula reivindica aos professores a busca de informações, no intuito de atender as necessidades educacionais específicas apresentadas por esse público. Defendemos o enfoque na função mediadora dos processos avaliativos com vistas à assegurar a relação entre aprendizagem e
desenvolvimento humano. Controvérsias na literatura relacionadas com concepções e condutas classificatórias no campo educacional estimularam a mudança do foco tradicional das práticas avaliativas. No lugar do investimento na previsão de resultados, a partir da medição e definição de índices para conhecimentos adquiridos pelos alunos, observamos o interesse crescente na análise do processo que inclui, ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano. A análise integral desse processo alinha-se, portanto, com abordagens que apontam a natureza social e histórica da aprendizagem. Propomos aqui, uma pesquisa de intervenção integrada com uma análise documental, a partir de textos oficiais produzidos e divulgados pelo MEC que regulamentam a educação básica no Brasil. O foco principal da pesquisa será os processos avaliativos e seu papel para a inclusão de pessoas com AH. Considerando-se, ainda, os efeitos da PANDEMIA da COVID-19 e a disponibilidade dos professores e gestores optamos por conduzir a fase de intervenção de forma remota, através da plataforma google meet. O objetivo principal da pesquisa será investigar processos avaliativos voltados para os alunos com AH. A intervenção consistirá em cinco oficinas para professores e gestores de uma escola da rede pública Municipal de Maceió, a ser realizadas uma vez por semana. Nas oficinas serão promovidas diferentes atividades, com a finalidade ampla de envolver os participantes em situações que possam produzir narrativas sobre suas práticas de avaliação voltadas para alunos com AH. Todas as oficinas serão gravadas em vídeo (Google Meet).

Externa ao Programa - 2211612 - ABDIZIA MARIA ALVES BARROS
Interna - 2412107 - ANGELINA NUNES DE VASCONCELOS
Presidente - 734317 - NADJA MARIA VIEIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 28/04/2022 13:53