DA SALA DE HEMODIÁLISE PARA A SALA DE AULA: SOBRE O QUE TRANSBORDA
hemodiálise; insuficiência renal crônica; docência; formação em psicologia, pesquisarCOM
Essa proposta de pesquisa, intitulada ‘Da sala de hemodiálise para a sala de aula: sobre o que transborda’, tem o objetivo de compartilhar histórias sobre vivências profissionais como psicóloga da hemodiálise e docente de psicologia, perpassando por outros espaços, como a graduação, a clínica e o mestrado, considerando também vivências pessoais. O caminho metodológico escolhido pauta-se no PesquisarCOM, proposto por Márcia Moraes, e que tem a dimensão de um verbo mais do que de um substantivo, trazendo em seu nome, uma ação. De acordo com Moraes (2010), o pesquisar com o outro implica uma concepção de pesquisa que é engajada, situada, e pesquisar com o engajamento das pessoas envolvidas, possibilita novas formas de enxergar a realidade. Essas histórias constituem material para reflexões e produção de outros conceitos e conhecimento e proporcionaram reflexões, que foram associadas aos conceitos da Teoria Ator Rede, de Bruno Latour e da teoria feminista Donna Haraway.