Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIS JAYANE DOS SANTOS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIS JAYANE DOS SANTOS SILVA
DATA : 15/08/2022
LOCAL: videoconferência

PERCORRENDO MARGENS CATANDO RASTROS: ESCREVIVÊNCIAS PRODUZIDAS NO ENCONTRO ENTRE MULHERES, AS RUAS E O COTIDIANO.

Interseccionalidade; Pesquisa; Psicologia Social; Mulheres em situação de rua

A intenção desse trabalho é propor e performar uma política de escrita e pesquisa mergulhada na experiência do corpo, da memória e dos afetos. Para isso, sustentada na descolonização da linguagem e em oposição a pesquisas pautadas predominantemente por homens brancos do norte global, o que pretendo ecoar são produções de vozes femininas e mergulhar com as mulheres das águas, mares e lagoas. Inspirada nos passos de Conceição Evaristo, busco o aporte teórico-metodológico em escrevivências produzidas a partir do meu encontro como profissional de um serviço de saúde, Consultório na Rua, com as mulheres que fazem da rua lar. Para tornar essa dissertação possível a interseccionalidade assume um papel central, é através do cruzamento e da sobreposição de raça, gênero, classe e outros marcadores que atravessam a vida de mulheres negras no Brasil, especificamente na cidade de Maceió – AL, que busco construir discussões críticas e localizadas. O objetivo geral é experimentar a produção de narrativas amparadas no encontro com mulheres negras em situação de rua na cidade de Maceió, como ferramenta teórica-metodológica para a produção de pesquisa em psicologia social. Os objetivos específicos são: a) contribuir com os estudos e propostas teóricometodológicas que interseccionam questões como cidade, memória, raça, gênero e políticas de escrita; b) produzir experiências de pesquisa e escrita situadas e performativas apoiadas na descolonização do conhecimento e da linguagem. Sendo assim, intento com essa pesquisa reafirmar o compromisso ético e político de produzir outras ferramentas usos e sentidos de pesquisa e atuação em Psicologia.

Presidente - 1646594 - SIMONE MARIA HUNING
Externa à Instituição - JAILEILA DE ARAUJO MENEZES - UFPE
Externa à Instituição - LISANDRA ESPINDULA MOREIRA - UFMG
Notícia cadastrada em: 08/07/2022 12:24