Banca de QUALIFICAÇÃO: WANESSA SILVA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WANESSA SILVA DOS SANTOS
DATA : 25/07/2022
LOCAL: videoconferência

“A GENTE COMBINAMOS DE NÃO MORRER”: UMA ESCREVIVÊNCIA DE EXISTÊNCIAS E RESISTÊNCIAS NEGRAS UNIVERSITÁRIAS

Aquilombamento. Escrevivência. Mulheres negras. Universidade.

O presente trabalho tem o objetivo de conhecer formas de aquilombamento de mulheres negras universitárias. A partir dele, será elaborada a contextualização do aquilombamento como potencializador de existências e resistências negras, problematizando o ser mulher negra em contexto universitário e discutindo o lugar da escrita nas vivências de negras aquilombadas. Com base nos escritos de Conceição Evaristo, bell hooks, Gloria Anzaldúa e outras mulheres negras e teóricas feministas e decoloniais, discutimos como os nossos corpos existem e resistem na sociedade e, em específico, na universidade, lugar de disputa e de resistência nossa, onde buscamos produzir giras e encruzilhamentos entre os nossos corpos e vivências. Como objetivos específicos trago: a) contextualizar o aquilombamento como potencializador de existências e resistências negras; b) problematizar o “ser mulher negra” em contexto universitário; c) discutir o lugar da escrita nas escrevivências de negras aquilombadas. As mandingas presentes nesta pesquisa, ou também descritas como estratégias metodológicas, serão o “escreverCOM” através da correspondência realizada por meio de cartas com a discussão da pesquisa sendo conduzida através da escrevivência, partindo do meu lugar e construindo escritas e encantarias junto com as mulheres negras coautoras dessa pesquisa. Como contribuições deste corpoPpesquisa, além de fazer Palmares de novo, objetivo, num movimento contra hegemônico, afirmar as nossas existências e trazer como a escrita se mostra como prática resistência na academia e entre as negras aquilombadas.

Externa ao Programa - 3337884 - LIGIA DOS SANTOS FERREIRA
Presidente - 1193935 - MARILIA SILVEIRA
Externa à Instituição - SUIANE COSTA FERREIRA - UNEB
Notícia cadastrada em: 08/07/2022 16:39