Raça e Governamentalidade: uma análise do currículo da graduação de psicologia da Universidade Federal de Alagoas
currículo; graduação em psicologia; relações raciais; governamentalidade.
A intenção desse trabalho é analisar como as relações étnico-raciais permeiam o currículo do curso de graduação em Psicologia na Universidade Federal de Alagoas, campus Maceió. Utilizo o conceito foucaultiano de governo como ferramenta teórica-metodológica na pesquisa para pensar o currículo. Trago como objetivo geral: analisar como estudantes vivenciam a ausência e a presença discussões sobre relações étnico-raciais no currículo do curso de graduação em Psicologia na Universidade Federal de Alagoas. Os objetivos específicos são a) analisar a presença das relações étnico-raciais na proposta político pedagógico do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas; b) identificar práticas de silenciamento epistêmico e de resistência em relação às epistemologias hegemônicas brancas e eurocêntricas. Como estratégia metodológica realizarei encontros com estudantes para conhecer vivências desse currículo vivo e conversar sobre como as discussões sobre relações raciais permeiam sua formação